Quarta-feira, 17 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
19°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Missão Industria RS - Hannover/Astana Governo gaúcho prospecta investimentos em visita técnica na Alemanha

Compartilhe esta notícia:

Em missão internacional, vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico visitaram armazéns industriais.

Foto: Joel Vargas
Em missão internacional, vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico visitaram armazéns industriais. (Foto: Joel Vargas)

Os representantes do governo do Estado na missão oficial em Hannover, na Alemanha, trocaram os pavilhões da Hannover Messe pelos armazéns industriais em Pirmasens, cidade próxima da fronteira com a França. O vice-governador Gabriel Souza e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo, visitaram na última semana uma empresa do setor de insumos para a construção civil. Na ocasião, apresentaram os potenciais do Rio Grande do Sul, em especial nas áreas de infraestrutura, energias renováveis e inovação.

Ao ressaltar as potencialidades do estado, o vice-governador destacou a força do capital humano gaúcho, que inclui mais de 14 mil doutores formados em diferentes áreas do conhecimento, 22 universidades e 108 instituições de ensino técnico. Gabriel também reforçou a importância da posição geográfica do estado, estratégica para a logística do Mercosul.

“Temos grandes oportunidades e possibilidades nos campos de energia limpa, principalmente para a eólica, inovação, mão de obra qualificada, infraestrutura e uma excelente localização”, enumerou Gabriel. Disse, ainda, que o Rio Grande do Sul pode ser um hub para investimentos, já que está localizado no centro do Mercosul. O vice-governador também falou sobre outras questões que são relevantes para tomadas de decisões relacionadas a investimentos e ampliação da presença de empresas em solo gaúcho.  

Entre os números apresentados pela delegação gaúcha, o destaque foi para a capacidade de competitividade gaúcha em termos de energia renovável. O estado teve um aumento expressivo na matriz de energia eólica, que passou de 2% em 2010 para 19% em 2020. O Rio Grande do Sul também é a única matriz de produção no Brasil que contém estudo de viabilidade de produção e comercialização, com dez localidades favoráveis para o desenvolvimento da cadeia de hidrogênio verde.

“A nossa costa marítima tem 22 projetos de energia offshore aguardando licenciamento ambiental junto a órgãos federais”, disse Gabriel. “O governo do Estado tem se empenhado no tema, porque sabemos da importância de investirmos em energias renováveis e temos uma grande capacidade, em especial para hidrogênio verde.”

Ernani Polo salientou que a prospecção de novos negócios é um dos principais objetivos da missão oficial que aconteceu durante toda a semana na Alemanha. “Queremos atrair investimentos que estejam alinhados à perspectiva de crescimento industrial do estado, especialmente em áreas como infraestrutura, energias renováveis, transporte e logística, agricultura e metalmecânica”, afirmou. “Essas áreas requerem tecnologia embarcada para potencializar resultados e evoluir no progresso e desenvolvimento”, complementou o titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

Na sequência, Gabriel e Polo também se reuniram com representantes da Frankfurt Airport Services Worldwide (Fraport), empresa alemã responsável pela operação do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre. 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Missão Industria RS - Hannover/Astana

Indústria brasileira apresenta projetos de sustentabilidade para investidores na Feira de Hannover
https://www.osul.com.br/governo-gaucho-prospecta-investimentos-em-visita-tecnica-na-alemanha-2/ Governo gaúcho prospecta investimentos em visita técnica na Alemanha 2023-04-22
Deixe seu comentário
Pode te interessar