Terça-feira, 26 de agosto de 2025
Por Redação O Sul | 26 de agosto de 2025
Balbuena sofreu a lesão após uma entrada dura do atacante Aylon, ainda no primeiro tempo do empate contra o Ceará, pelo Brasileirão
Foto: Lucas Uebel/GrêmioO Grêmio confirmou nesta semana que o zagueiro paraguaio Fabián Balbuena será submetido a cirurgia após sofrer uma fratura na fíbula do tornozelo direito. A lesão ocorreu durante o empate sem gols contra o Ceará, no último sábado (23), em Porto Alegre, pelo Brasileirão, quando o defensor foi atingido por uma entrada dura do atacante Aylon, ainda no primeiro tempo.
Após exames de imagem, o departamento médico do clube constatou a gravidade da lesão, que exigirá procedimento cirúrgico e um longo período de recuperação. A previsão inicial é de que Balbuena fique afastado dos gramados por até quatro meses, o que praticamente encerra sua participação na temporada de 2025.
Contratado nesta janela após o fim de seu vínculo com o Dínamo de Moscou, Balbuena vinha se firmando rapidamente como peça importante no sistema defensivo de Mano Menezes. Em sua segunda partida, marcou gol na vitória sobre o Atlético-MG e vinha sendo titular absoluto.
A ausência do zagueiro representa um desafio para o técnico gremista, que deve recorrer a Wagner Leonardo e Kannemann como dupla de zaga. Erick Noriega, volante recém-chegado, também pode ser improvisado na defesa.
Além de afetar o planejamento do Grêmio, a lesão de Balbuena preocupa a comissão técnica da seleção paraguaia. Segundo o médico Osvaldo Insfrán, o jogador será operado nos próximos dias e só deve retornar aos treinos em 2026, comprometendo sua preparação para as Eliminatórias da Copa do Mundo.