Quinta-feira, 28 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Porto Alegre O Grenal desta quinta-feira, na Arena, terá dois ônibus exclusivos para mulheres torcedoras

Compartilhe esta notícia:

Público feminino terá dois ônibus disponíveis, em três horários, para ir à Arena

Foto: Cesar Lopes/PMPA
Inédita, iniciativa deve se repetir para o estádio Beira-Rio, no mês que vem. (Foto: Cesar Lopes/PMPA)

Incrementando as iniciativas alusivas ao Mês da Mulher, nesta quinta-feira a prefeitura de Porto Alegre disponibiliza dois ônibus exclusivos da linha especial “Futebol” para as torcedoras se deslocarem até a Arena, que às 21h receberá o primeiro Grenal da história da Copa Libertadores da América. A iniciativa contempla tanto as gremistas quanto as coloradas, sozinhas ou acompanhadas.

A linha “F-04.1 – Especial Futebol / Arena Para Mulheres” tem saídas previstas, conforme a demanda, para os horários das 18h30min, 19h15min e 20h, partindo da praça Revolução Farroupilha (Travessa José Carlos Dias de Oliveira), próximo ao Mercado Público e à  sede da prefeitura (Centro Histórico) até o estádio do Tricolor, no bairro Humaitá (Zona Norte).

Depois do jogo, dois ônibus estarão posicionados junto à rampa-oeste da Arena e seguirão de volta, também de acordo com a demanda, em direção ao Centro Histórico. Além da linha prioritária para mulheres, será oferecida a já tradicional linha “F-04 Especial Futebol”, saindo do largo Glênio Peres (Mercado Público) a partir das 18h. Serão 11 ônibus para atender aos torcedores gremistas em geral.

Embora ainda não tenha sido colocada em prática, a ideia – em caráter experimental – já é avaliada positivamente pela administração municipal. Se tudo transcorrer conforme o previsto e sem contratempos ou incidentes, o plano é repetir a dose para a segunda partida entre os dois clubes pelo torneio continental, marcada para o dia 8 de abril (quarta-feira) no estádio Beira-Rio.

Mobilização

A ideia surgiu após reunião solicitada pela direção do Grêmio com representantes da SMDSE (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esporte) e a EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação). O pedido foi formalizado com a finalidade de estimular uma presença ainda maior do sexo feminino neste jogo inédito, com segurança no deslocamento.

“Oferecer o acesso ao público feminino em segurança através do transporte público é um dos objetivos desta parceria, que poderá ser repetida em outras oportunidades e ajudar a conscientizar sobre a importância do Dia Internacional da Mulher”, destaca Fabio Berwanger Juliano, diretor-presidente da EPTC.

Alternativas

Para quem preferir o deslocamento de lotação, elas e eles poderão utilizar a linha “60.4 – Humaitá”, com 11 veículos e saída a partir das 18h do terminal da avenida Sete de Setembro (Centro Histórico) até a Arena. Após o evento esportivo, a linha funcionará com 17 veículos e também estarão disponíveis dois veículos da linha “E-60.6 – Assis Brasil/Baltazar/Eventos”, além de outros três da linha E-30.2 – Praia de Belas/Partenon/Antônio de Carvalho/Eventos”.

Já os que optarem pelo carro precisarão ficar atentos para possíveis mudanças no trânsito da região. A chegada à Arena pela alça de acesso à BR-448 (Rodovia do Parque) poderá ter bloqueio antes da partida, com horário definido conforme o monitoramento da EPTC e Brigada Militar, para maior segurança dos torcedores.

A avenida Voluntários da Pátria poderá ter sentido único em direção ao Centro Histórico após o jogo, entre as ruas Adelino Machado de Souza e São Jorge, também de acordo com monitoramento dos agentes da EPTC. Os veículos em circulação pela avenida A. J. Renner devem acessar a avenida Gilberto Lehnen para estacionamento no E2 ou a rua Airton Ferreira da Silva para os demais estacionamentos.

Após o jogo, quem estacionar no E1 (com saída pelos portões 3, 4 e 5) e no E2 será direcionado obrigatoriamente para a BR-448, sentido Porto Alegre-Canoas, com possibilidade de retorno na Prainha de Paquetá – o deslocamento é de cerca de 4,5 quilômetros. Os motoristas que deixarem o carro no E1 (com saída pelos portões 1 e 2) serão direcionados para a avenida Voluntários da Pátria.

(Marcello Campos)

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Inflação do aluguel varia 0,15% na primeira prévia de março
A Organização Mundial de Saúde declarou pandemia de coronavírus. Saiba o que isso quer dizer
https://www.osul.com.br/grenal-tera-onibus-prioritario-para-mulheres-nesta-quinta-feira-em-porto-alegre/ O Grenal desta quinta-feira, na Arena, terá dois ônibus exclusivos para mulheres torcedoras 2020-03-11
Deixe seu comentário
Pode te interessar