Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
20°
Light Rain with Thunder

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Tecnologia Hackers franceses descobrem que um aparelho de cozinha é espião

Compartilhe esta notícia:

O robô auxiliar de cozinha “Monsieur Cuisine Connect”; hackers descobriram que ele tem um pequeno microfone que grava seu entorno e consegue enviar arquivos pela internet. (Foto: Divulgação)

O robô auxiliar de cozinha “Monsieur Cuisine Connect”, lançado este ano na Europa, tem 10 funcionalidades: cozer, cozinhar a vapor, assar e amassar, emulsionar, misturar, assar, refogar, pesar e moer. No entanto, hackers franceses descobriram duas funções ocultas na máquina: ele tem um pequeno microfone que grava seu entorno e consegue enviar arquivos pela internet. As informações são dos jornais O Globo e O Estado de S. Paulo.

O equipamento também usa o sistema Android 6.0, uma versão que não é atualizada desde outubro de 2017, portanto tem vários meios de ser invadido. Ou seja, o equipamento pode ser usado como um “espião” da casa onde se encontra.

Projetado na Alemanha e produzido na China, O “Monsier Cuisine” possui uma tela de sete polegadas sensível ao toque, que pode ser conectada via wi-fi para baixar receitas gratuitamente. E, como qualquer dispositivo conectado à rede, é suscetível a ser hackeado.

Em dois vídeos publicados no YouTube, os dois franceses jogam videogames, fazem ligações e ouvem músicas com o equipamento.

Facebook

O Facebook coletou dados pessoais de 187 mil usuários por meio do seu app espião Facebook Research, que foi banido da loja de aplicativos da Apple este ano por violar as regras de conduta da plataforma. A notícia é do site TechCrunch, que teve acesso a documentos sobre o assunto.

A rede social revelou detalhes sobre caso em uma carta enviada ao senador norte-americano Richard Blumenthal. A empresa disse que coletou dados de 31 mil usuários nos Estados Unidos, incluindo 4,3 mil adolescentes a maioria das informações foi coletada de usuários da Índia.

O Facebook está prestando esclarecimentos para autoridades devido a um caso revelado no fim de janeiro, pelo TechCrunch. A reportagem dizia que o Facebook pagava US$ 20 ao mês para usuários que topassem usar um aplicativo de pesquisa da companhia, o Facebook Research. A opção estava disponível para usuários de smartphones entre 13 e 35 anos nos Estados Unidos e na Índia.

Esta semana, o Facebook relançou o seu aplicativo de pesquisa com o nome de Study – ele estará disponível na loja de aplicativos do Google para usuários que forem aprovados por um parceiro de pesquisa do Facebook, a empresa Applause. O Facebook disse que será transparente em relação à coleta os dados dos usuários. O vice-presidente de políticas públicas do Facebook, Kevin Martin, defendeu a companhia dizendo que pesquisas como essa são uma “prática relativamente conhecida na indústria”.

Segundo o site TechCrunch, o app espião Facebook Research dava acesso total às ações informações do usuário no celular para a rede social de Zuckerberg. Entre as informações coletadas pelo Facebook estavam as conversas privadas trocadas pelo WhatsApp e Facebook Messenger, além de buscas e atividades de navegação e fotos de compras feitas no site da Amazon.

Segundo a publicação, o programa, chamado de Project Atlas, tem funcionamento semelhante ao do aplicativo de VPN (virtual private network, em inglês) Onavo, banido da loja de aplicativos oficial da Apple em agosto do ano passado. No dia seguinte à reportagem do TechCrunch que relevou as práticas do Facebook Research, a Apple bloqueou e retirou o aplicativo de sua loja.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Tecnologia

Saiba como criminosos podem roubar informações e fazer compras em seu nome
Namorados compraram mais presentes pela internet e menos nas lojas
https://www.osul.com.br/hackers-franceses-descobrem-que-um-aparelho-de-cozinha-e-espiao/ Hackers franceses descobrem que um aparelho de cozinha é espião 2019-06-15
Deixe seu comentário
Pode te interessar