Sexta-feira, 14 de Agosto de 2020

Porto Alegre
Porto Alegre
17°
Light Rain

Acontece Hamilton Mourão debate os caminhos para a retomada do crescimento do País após o coronavírus

Compartilhe esta notícia:

O evento virtual discutiu os caminhos para retomada do crescimento do país após a Covid-19. (Foto: Divulgação/ Assembleia Legislativa)

Nesta sexta-feira (31) aconteceu a segunda edição do seminário Juntos para Recomeçar, promovido pela Assembleia Legislativa gaúcha, com a presença do vice-presidente da República, general Hamilton Mourão, do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite e do presidente da Assembleia Legislativa, Ernani Polo. O evento virtual discutiu os caminhos para retomada do crescimento do país após a Covid-19 e contou com transmissão ao vivo pela Rádio Liberdade.

Segundo Mourão, a taxa de juros manteve um viés descendente, sendo fixada na última reunião do Conselho de Política Monetário do Banco Central em seu menor nível histórico, correspondendo a 2,25%. “Isso abre espaço para que o crédito chegue mais barato a empresas e consumidores. Houve também, avanços importantes em concessões ativas, à iniciativa privada, bem como medidas para a desburocratização do estado”, afirmou o vice-presidente.

Em 2020, mesmo diante dos graves impactos econômicos provocados pela Covid-19, e da turbulência que ocorre no cenário internacional, decorrente da disputa geopolítica, a corrente comercial brasileira permaneceu praticamente inalterada, se comparada ao primeiro semestre de 2020 com o mesmo período de 2019, de acordo com o vice-presidente da República. “Isso é uma exceção entre as economias do G20. As vendas do comércio varejista cresceram quase 14% no mês de maio, estimuladas em grande parte pela injeção do programa auxílio emergencial para enfrentamento da Covid-19”, disse.

De acordo com Mourão, a pandemia da Covid-19 irá acelerar transformações que já haviam sido anunciadas desde a última década. “Na minha visão, é um momento de praticarmos aquilo que é uma das máximas do capitalismo, é hora de mudarmos os países que poderão estar mais fechados com a recolocação de empregos e indústrias, obedecendo aspectos geopolíticos. A maior digitalização da economia favorecerá empresas que sejam intensivas em tecnologia e conhecimento”, explicou.

Por último, o vice-presidente da República falou sobre o agronegócio. “Nosso agronegócio hoje é o nosso hard power. Em qualquer mesa que se for sentar para discutir segurança alimentar no mundo, o Brasil tem presença importante e garantida. As atenções do mundo se voltam crescentemente ao nosso país e precisamos nos adaptar a essa realidade. Tenho conversado regularmente com investidores nacionais e estrangeiros para assegurar o compromisso do Brasil com as melhores práticas do governo, incluindo a preservação do nosso patrimônio natural da floresta amazônica, bem como a punição rigorosa de quem promove a destruição desse patrimônio de todos os brasileiros”, finalizou.

A Rede Pampa, através da TV Pampa, da Rádio Liberdade, do Jornal O Sul e do Portal O Sul fazem eco aos Fóruns “Juntos para Recomeçar – Assembleia pelo Rio Grande” promovidos pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, com o Projeto Rede Pampa e Assembleia Legislativa pela recuperação econômica do Rio Grande.

Neste domingo, dia 02, a TV Pampa transmite, a partir das 11h, um compacto com as principais discussões do encontro. Já a partir de segunda-feira, dia 03, pequenos resumos da abertura do Seminário Juntos para Recomeçar serão destaque na programação da emissora e também na Rádio Liberdade. O Jornal O Sul também estará acompanhando a cobertura dos próximos encontros, que acontecem sempre às quintas-feiras, destacando uma região do Rio Grande do Sul.

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Acontece

ABPA apresenta cuidados tomados nos frigoríficos durante a pandemia
“Desaprendemos a conversar?” é o tema da segunda edição do Fórum da Liberdade Talks
Deixe seu comentário
Pode te interessar