Quarta-feira, 16 de julho de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Hamilton Mourão defende critério de antiguidade na escolha dos novos comandantes das Forças Armadas

Compartilhe esta notícia:

Vice-presidente disse que é uma prerrogativa do presidente da República fazer as mudanças

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Vice-presidente da República deve enfrentar cenário eleitoral com forte concorrência. (Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

O vice-presidente da República, Hamilton Mourão, defendeu nesta quarta-feira (31) que o presidente Jair Bolsonaro considere o princípio da antiguidade na escolha dos novos comandantes do Exército, da Marinha e da Aeronáutica.

Na terça (30), os três militares foram demitidos. Eles pretendiam entregar os cargos em solidariedade ao então ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, demitido por Bolsonaro, mas o presidente se antecipou e determinou a saída deles.

Mourão afirmou que a demissão de Edson Pujol (Exército), Ilques Barbosa (Marinha) e Antônio Carlos Moretti Bermudez (Aeronáutica) foi “abrupta”, mas que é uma prerrogativa do presidente fazer as mudanças.

Essa é a primeira vez, desde 1985, que os comandantes das três Forças deixam o cargo ao mesmo tempo sem ser em período de troca de governo.

“Eu julgo que a escolha tem que ser feita dentro do princípio da antiguidade, até porque é uma substituição que não era prevista. Quando é uma substituição que é prevista, é distinto. Então, se escolhe dentro da antiguidade e segue o baile”, disse Mourão.

A saída dos comandantes foi anunciada após Pujol, Barbosa e Bermudez se reunirem com o novo ministro da Defesa, Walter Braga Netto, que até então chefiava a Casa Civil da Presidência.

De acordo com Mourão, Braga Netto é um general “provado, testado” que foi responsável por missões como a intervenção federal na segurança pública do Estado do Rio de Janeiro e, portanto, tem “pleno conhecimento e capacidade para substituir o ministro Fernando”.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Anvisa aprova o uso emergencial da vacina da Janssen contra o coronavírus no Brasil
Audiências virtuais com detentos da Cadeia Pública de Porto Alegre são suspensas
https://www.osul.com.br/hamilton-mourao-defende-criterio-de-antiguidade-na-escolha-dos-novos-comandantes-das-forcas-armadas/ Hamilton Mourão defende critério de antiguidade na escolha dos novos comandantes das Forças Armadas 2021-03-31
Deixe seu comentário
Pode te interessar