Quinta-feira, 21 de agosto de 2025
Por Redação O Sul | 21 de agosto de 2025
São 10 visitas guiadas para estudantes das escolas públicas e 10 visitas para a comunidade, todas gratuitas, com interpretação de libras e duração de até uma hora
Foto: Gio Boff/DivulgaçãoUm dos patrimônios históricos mais antigos, emblemáticos e icônicos de Caxias do Sul, o Moinho da Cascata passa a ter a sua história e legado retratados em exposição e visitas guiadas abertas à comunidade e para escolas da rede pública municipal a partir do projeto “Moinho da Cascata, Passado e Presente”.
Idealizada pelo Grupo Ueba Produtos Notáveis, que ocupa o espaço desde 2014, a iniciativa que conta com recursos da Lei Paulo Gustavo une arte, história e educação em uma experiência cultural única. São 10 visitas guiadas para estudantes das escolas públicas e 10 visitas para a comunidade, todas gratuitas, com interpretação de libras e duração de até uma hora.
Para o público, o projeto estreia no próximo dia 23 de agosto (sábado), e se estende ao longo dos meses de agosto – coincidindo com a celebração do Dia e Mês do Patrimônio Cultural Brasileiro – e setembro, com visitações guiadas sempre aos sábados à tarde.
As visitas guiadas terão mediação artística do Grupo Ueba e durante o roteiro o público conhecerá mais sobre a história do Moinho, que começou com Aristides Germani, em 1891, como casa de veraneio da família, sediando piqueniques no entorno da beira do Arroio Tega.
O local que ganhou relevância no cenário da moagem industrial de trigo no Estado foi a primeira edificação a gerar eletricidade em Caxias do Sul, no ano de 1901, e também a ter a primeira linha telefônica, em 1905. Em 2002, o prédio inserido em meio à natureza urbana foi tombado como patrimônio histórico municipal a pedido da família Tondo, e desde 2014 é gerido pelo Grupo Ueba, que transformou o espaço em centro cultural.
A programação das visitas ganha apoio de uma exposição com 10 painéis em formato de tótens instalados no pátio do Moinho contendo imagens, gráficos, mapas e documentos importantes para apresentar o conteúdo aos visitantes de maneira autoguiada, além de um videodocumentário com cerca de 30 minutos de duração, espaços com audiodescrição e recursos de acessibilidade, valorizando o patrimônio por meio da arte e do afeto.
A exposição fará menção ao conteúdo completo disponível na página virtual www.moinhodacascata.com.br, criada para servir de fonte de consulta online permanente. As visitas guiadas ocorrem nos sábados à tarde e aos domingos o espaço segue aberto para visitações autoguiadas e exibição do videodocumentário às 16h.
A pesquisa que fundamenta o projeto
O projeto “Moinho da Cascata, Passado e Presente” foi realizado com recursos da Lei Complementar nº 195/2022 através do Edital da Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul – SEDAC/LPG nº 11/2023 – Pesquisa, Registro e Memória e do Ministério da Cultura do Governo Federal (@minc).
A realização é do Grupo Ueba (@grupoueba) e do Moinho da Cascata (@moinhodacascata). O projeto resgata a história do Moinho em uma ampla pesquisa realizada em três eixos:
Histórico: Aprofunda a história do Moinho da Cascata, que abrangeu desde a moagem de trigo até a geração de energia elétrica. A pesquisa tem início com a chegada de Aristides Germani a Caxias do Sul, em 1885. Ele adquiriu a cascata em 1891.
O local funcionou como moinho industrial de trigo até a década de 50, quando foi desativado. A partir de 2014 passa ser a sede de trabalho do Grupo Ueba Produtos Notáveis e assim passa a receber atividades culturais. A pesquisa histórica é conduzida pelo Instituto Memória Histórica e Cultural da Universidade de Caxias do Sul (UCS), através do diretor professor Anthony Beux Tessari.
SERVIÇO
O QUE: Projeto “Moinho da Cascata, Passado e Presente”
PROGRAMAÇÃO DAS VISITAS GUIADAS AO PÚBLICO:
Sábados: 23 e 30 de agosto, 13, 20 e 27 de setembro, sempre às 15h e 16h
Aos domingos o espaço segue aberto para visitações autoguiadas e exibição do videodocumentário às 16h
LOCAL: Centro Cultural Moinho da Cascata (Rua Henrique Riboldi, 69, bairro Marechal Floriano, Caxias do Sul)
ENTRADA: Gratuita
Voltar Todas de Dicas de O Sul