Quarta-feira, 30 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 11 de dezembro de 2015
Oator Bruno Gagliasso tem um ritual: logo após se vestir, ele trata de incrementar o look com anéis. E diz que não fica sem colares. Segundo ele, os adereços fazem parte de seu figurino. Mas a designer de joias Monica Pondé comenta que esse hábito ainda não é muito comum entre os homens. Ela desconfia que pode ser um sintoma de preguiça. “Ou eles acham que incomoda”, pondera Monica.
Ela logo cita o ator americano Johnny Depp como exemplo. O astro de Hollywood – e esta não é a opinião apenas de Monica – é a personificação do sujeito estiloso, que usa acessórios (e não estamos falando somente de relógios) para não cair na monotonia, deixando tudo mais interessante. Gagliasso segue pelo mesmo caminho.
“O homem hoje se veste bem. Gosta de um bom sapato, vai à barbearia e faz joias sob encomenda [as suas são desenvolvidas pela grife Skull]”, comenta Gagliasso.
Os caras “cool”.
Os atores citados, não por acaso, são a síntese do cara “cool” (descolado). E a joalheria surge como aliada na manutenção desse status. Ou você dúvida que todos aqueles cordões de Johnny Depp não reforçam sua vocação para o estilo? Pharrell Williams, eleito, tal como Depp, um ícone pelo CFDA (Conselho de Estilistas de Moda dos Estados Unidos), também recorre aos enfeites para montar seu elogiado visual. Pharrell carrega desde correntes pesadas a peças mais delicadas da Chanel. O rapper é íntimo da maison francesa, para qual estrelou uma campanha e um curta – o estilista alemão Karl Lagerfeld não dá ponto sem nó.
Para Lula Rodrigues, consultor de moda masculina, o homem do século 21 tem passe livre para brincar com adornos sem comprometer a virilidade. E os famosos, segundo Lula, estão ligados diretamente a isso. “Essa é a função deles: criar imagens”, decreta. Por aqui, Gagliasso vem fazendo a sua parte. É comum encontrá-lo em eventos com joias fortes, que acabam indo parar nas redes.
Linha exclusiva para homens.
Acostumado a ver suas peças em grandes estrelas do cinema, como Catherine Zeta-Jones, Cameron Diaz, Demi Moore, Anne Hathaway e Natalie Portman, o designer Jack Vartanian lançou sua primeira linha de joias masculinas em 2014, depois de notar que o brasileiro andava mais vaidoso, mais atento ao corpo.
“Para os homens, acessórios também fazem parte de seu estilo de vida, mas a maioria usa apenas relógios. Quando desenhei a coleção, usei materiais que trouxessem mais masculinidade, como couro azul-marinho, cinza e preto, além da prata escovada com banhos em ouro branco e ródio negro. Escolhi o diamante negro para representar essa linha porque traz força e discrição”, discorre Vartanian.
O depoimento do joalheiro mostra que o homem não busca exageros. Tanto que pedras coloridas não têm muita vez. “Mas safiras e turmalinas escuras, quase pretas, podem ficar bem”, aponta o criador. Curiosamente, Vartanian não costuma ser visto usando joias. Às vezes, curva-se a pulseiras – de sua marca, óbvio. “Mas, em geral, só uso relógios pretos da Porsche e da Rolex”, esclarece. Vartanian ainda observa que o brasileiro sempre teve uma boa relação com a joalheria. Mas era outra linha, mais rebuscada. “Faz alguns anos que o público busca algo mais cool”, revela o designer. (AG)