Terça-feira, 28 de outubro de 2025
Por Redação O Sul | 30 de maio de 2017
O IGP-M (Índice Geral de Preços – Mercado), também conhecido popularmente como “inflação do aluguel”, perdeu força durante o mês de maio, registrando uma variação de -0,93%. A conclusão tem por base os dados divulgados pela FGV (Fundação Getulio Vargas) nessa terça-feira. Trata-se da segunda queda mensal consecutiva: em abril, o mesmo índice havia sido de -1,1%. Em maio do ano passado, a variação foi de 0,82%.
Desde janeiro deste ano, o indicador acumula uma queda de 1,29%, mas nos últimos 12 meses registra uma alta de 1,57%. O IGP-M é calculado com base nos preços coletados entre o dias 21 do mês anterior e o dia 20 do mês de referência. Utilizado no cálculo do IGP-M, o IPA (Índice de Preços ao Produtor Amplo), que avalia os preços praticados no atacado, apresentou por sua vez uma variação negativa de 1,56%. Em abril, a taxa fechou em -0,77%.
O IPC (Índice de Preços ao Consumidor), outro subíndice, com peso menor e que calcula os preços no varejo, apresentou elevação de 0,29% em maio, ante a 0,33% constatado em abril. Com o menor peso entre os subíndices, o INCC (Índice Nacional de Custo da Construção) registrou alta de 0,13% em maio. No mês anterior, esse indicador havia baixado -0,08%.