Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
22°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Tecnologia Instagram e Facebook apresentam instabilidade; Alguns usuários se queixaram ainda de problemas no WhatsApp

Compartilhe esta notícia:

O Facebook disse que "uma mudança de configuração" fez com que as duas redes sociais ficassem indisponíveis. (Foto: Reprodução)

Usuários relataram instabilidade no Instagram e no Facebook no começo da noite desta quinta-feira (8). Alguns se queixaram ainda de problemas no WhatsApp, que também pertence ao Facebook. O serviços começaram a normalizar por volta das 19h.

O assunto “Instagram” virou o mais comentado no Twitter por volta das 18h30 no Brasil, com mais de 90 mil tuítes. Também estavam nos “trending topics” a hashtag #instagramdown e o nome de Mark Zuckerberg, presidente do Facebook.

No mesmo horário, o site Downdetector, que reúne relatos de falhas, tinha mais de 11 mil queixas sobre o Instagram e 6 mil sobre o Facebook. Ela começaram a diminuir pouco depois.

O Facebook disse que “uma mudança de configuração” fez com que as duas redes sociais ficassem indisponíveis para algumas pessoas. “Rapidamente investigamos e corrigimos o problema. Pedimos desculpas por qualquer inconveniente”, afirmou a empresa.

No último mês, essas reclamações aconteceram duas vezes. No dia 19, o Instagram e o WhatsApp ficaram cerca de 40 minutos fora do ar pelo que a empresa chamou de “instabilidade técnica”. Problema semelhante aconteceu com o Instagram no fim do mês.

Bloqueio no Instagram

Você bloqueia uma pessoa, ela cria uma conta nova e volta a seguir o seu perfil (se for público) ou pedir autorização (se for privado). No entanto, uma mudança no método de bloqueio promete fechar o cerco contra perseguidores e garante bloquear novas contas criadas pela mesma pessoa – mesmo que ainda não tenham sido criadas pelo usuário.

Agora, há duas opções: apenas bloquear a conta ou bloquear a conta atual e todas as novas contas que ele(a) criar. Há relatos parecidos no Twitter.

Assim como o bloqueio tradicional, o Instagram não notifica o usuário de que foi bloqueado e a conta também fica impedida de ver suas fotos do feed, seus Stories e mandar mensagens. Parece ser a solução contra stalkers e contas operadas por bots que insistem em incomodar criando novos perfis na rede social a cada bloqueio.

Mas, como isso funciona? Na tela de bloqueio, o Instagram não deixa claro. Na lista de “contas bloqueadas” do meu perfil, consta o bloqueio da conta em questão e um aviso “inclui novas contas que o usuário pode ter criado” (no passado ou futuro), não quais.

O bloqueio pode acontecer via ID do dispositivo – um código único. Sendo assim, ao ter feito login na rede social com o(s) aparelho(s) o Instagram associa tal conta ao código.

A política de dados da rede social diz que o Instagram coleta “identificadores exclusivos, IDs do dispositivo e outros identificadores, como de jogos, aplicativos ou contas que você usa, e IDs de Família de Dispositivo (ou outros identificadores exclusivos dos Produtos das Empresas do Facebook associados ao mesmo dispositivo ou à mesma conta)”. Todos esses dados são cedidos pelo usuário ao aceitar os termos de uso.

Sobre o que significam “produtos das empresas do Facebook”, outro trecho diz que incluem “sites, produtos ou aplicativos do CrowdTangle, do WhatsApp e do Oculus”.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Tecnologia

Google bloqueia termos no YouTube para acabar com discursos de ódio
Dados de 500 milhões de usuários do LinkedIn podem estar à venda na internet
https://www.osul.com.br/instagram-e-facebook-apresentam-instabilidade-alguns-usuarios-se-queixaram-ainda-de-problemas-no-whatsapp/ Instagram e Facebook apresentam instabilidade; Alguns usuários se queixaram ainda de problemas no WhatsApp 2021-04-08
Deixe seu comentário
Pode te interessar