Quarta-feira, 16 de julho de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Israel e Irã protagonizam confronto inédito com potencial para empurrar o Oriente Médio para novo patamar de instabilidade

Compartilhe esta notícia:

Segundo o governo, são pessoas integradas à comunidade iraniana e não há informações sobre quantos teriam interesse deixar o país, que está em guerra com Israel. (Foto: Reprodução)

O ataque militar em larga escala de Israel ao Irã e a resposta do regime teocrático com uma saraivada de mísseis lançados contra o território israelense inauguraram uma nova fase no confronto entre os dois países, que passa a ser direto e sem intermediários. Os sinais de ineditismo observados nesta sexta-feira indicam uma escalada prolongada e inevitável, com potencial para empurrar o Oriente Médio para outro patamar de instabilidade, arrastando também os EUA.

O bombardeio sofrido pelo Irã foi humilhante e pode ser considerado o mais significativo desde a guerra com o Iraque na década de 1980: atingiu parte de suas instalações nucleares, matou dois dos principais comandantes militares, além de cientistas nucleares de alto escalão.

O revide era previsível e veio em forma de mísseis balísticos que caíram em alvos civis de Tel Aviv e Jerusalém e obrigaram a totalidade da população israelense a se refugiar em bunkers. O Irã mostrou que, mesmo em posição defensiva, ainda tem capacidade de contra-atacar. A habitual retórica dramática trocada há quase meio século entre os dois arqui-inimigos regionais passou, finalmente, à ação bélica.

O desgastado primeiro-ministro Benjamin Netanyahu tenta recuperar pontos com a opinião pública israelense, que desde a Revolução Islâmica convive com a ameaça de aniquilamento alardeada pelo regime iraniano. Ele justificou o ataque como solução para impedir que o programa nuclear do país produzisse uma bomba atômica.

Com isso, o premiê arrebata seus críticos e desvia o foco da guerra de Gaza, que se prolonga há 20 meses, dos julgamentos por corrupção e da combalida coalizão de extrema-direita que comanda. Na ofensiva ao Irã, o premiê mostrou cautela em não atingir alvos civis, sinalizando que a queda do regime é também um de seus objetivos nesta empreitada militar.

“Temos um inimigo comum: um regime tirânico que os esmagou. Por quase 50 anos, este regime roubou de vocês a chance de uma vida digna”, disse Netanyahu, ao dirigir-se em inglês aos iranianos.

Não ficou clara a dimensão da destruição do arsenal nuclear iraniano e se as instalações localizadas em subterrâneos a 90 metros de profundidade foram alcançadas pelas forças de defesa israelenses. “De qualquer forma, o Irã não esquecerá o conhecimento nuclear que adquiriu ao longo de décadas de desenvolvimento só porque uma instalação ou outra foi atacada”, observou o jornal “Haaretz” em seu editorial.

Quanto ao Irã, por mais vulnerável que o regime se encontre, não fazer nada diante da afronta israelense não é uma opção para o líder supremo, o aiatolá Ali Khamenei, de 86 anos. O Mossad conduziu uma sofisticada operação dentro de seu território, contrabandeou drones e armas guiadas para lá e dizimou comandantes em uma ação coordenada.

A resposta do regime dos aiatolás é também uma questão de sobrevivência interna, mas terá que ser calibrada na medida de sua capacidade. Em poucas horas, o confronto direto entre Israel e Irã espalhou pânico entre suas populações, mas infelizmente está apenas no primeiro ato.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Deputada é morta e senador estadual é baleado em ataque nos Estados Unidos
Em terceiro dia de conflito, Irã volta a atacar Israel, que atinge alvos militares em Teerã
https://www.osul.com.br/israel-e-ira-protagonizam-confronto-inedito-com-potencial-para-empurrar-o-oriente-medio-para-novo-patamar-de-instabilidade/ Israel e Irã protagonizam confronto inédito com potencial para empurrar o Oriente Médio para novo patamar de instabilidade 2025-06-14
Deixe seu comentário
Pode te interessar