Domingo, 11 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 28 de abril de 2015
No nordeste brasileiro, o boia fria cortador de cana agora trabalha com computador e robôs ao seu lado. O responsável pela transformação da dura realidade dos canaviais em uma das mais modernas fábricas de automóveis do mundo é o Gruo FCA (Fiat Chrysler Automobiles), que inaugura hoje, em Goiana, no interior de Pernambuco, o Polo Automotivo Jeep. Resultado de um investimento de 7 bilhões de reais, a fábrica tem capacidade para produzir 250 mil veículos por ano e está empregando 5.345 pessoas diretamente dentro do Complexo Automotivo, com previsão de chegar a 9 mil trabalhadores até o final do ano.
A ousadia do projeto deixou para trás uma tradicional área de cana-de-açúcar para abrir caminho na produção de veículos de alta qualidade comparável e até mesmo superior aos produzidos na Europa. A nova fábrica Jeep é a primeira do setor automotivo em Pernambuco, Estado que é o segundo maior produtor de cana-de-açúcar do Nordeste, com uma safra 2014/15 de 14,5 milhões de toneladas de cana, segundo dados do Sindaçucar.
Dos mais de 5 mil trabalhadores da fábrica, 82% são do Nordeste, sendo que para a maioria este é seu primeiro emprego de carteira assinada, prova disso é a média de idade de 30 anos entre os trabalhadores da nova fábrica dos sonhos, onde ex-cortadores de cana, ex-vendedores ambulantes e ex-confeiteiras trabalham ao lado de 700 moderníssimos robôs. Além de verem chegar na Região, um novo hospital, escolas com turno integral para as crianças, resgate de 250 espécies de árvores nativas e até mesmo a criação de uma Faculdade de Engenharia Automotiva, esses trabalhadores Jeep ganham um salário inicial a partir de 1 mil reais, aumentando conforme as diversas funções exercidas, traduzindo em uma felicidade estampada no rosto de cada um dos trabalhadores da fábrica de automóvel que engoliu a cana.
“Este foi também o projeto mais complexo já feito na história da companhia, considerando o objetivo de construir não somente uma fábrica de automóveis, mas de incluir em seu perímetro um parque de fornecedores de classe mundial, a fim de produzir veículos igualmente de classe mundial”, afirma Stefan Ketter, vice-presidente mundial de Manufatura da FCA, que coordenou a implantação do Polo Automotivo Jeep.
A fábrica da Jeep ocupa uma área construída de 260 mil metros quadrados em um complexo de 12 edifícios, que abrigam 16 empresas responsáveis por 17 linhas de produtos. O primeiro modelo produzido no polo é o Jeep Renegade, que já está nas concessionárias com valores a partir de 69 mil reais e pretende reescrever a história da Jeep no Brasil, acelerando forte no segmento dos SUVs compactos, destacando a consagrada tecnologia de tração 4×4 Jeep, além de um novo motor turbodiesel de 170 cv de potência e câmbio automático de nove velocidades.
Voltar Todas de Marcas & Veículos