Sábado, 18 de maio de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
11°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Justiça dos Estados Unidos está investigando pagamentos da Nike à CBF, aponta jornal

Compartilhe esta notícia:

No ano passado, a CPI do Futebol, no Senado, aprovou requerimento parecido, mas a CBF obteve liminar no STF (Supremo Tribunal Federal) para não divulgar os contratos (Foto: Ariel Subirá/Folhapress)

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos está investigando os pagamentos realizados pela multinacional esportiva Nike à CBF (Confederação Brasileira de Futebol) em 1996, publicou nesta sexta-feira (12) o “Wall Street Journal”.

Segundo essa publicação, a Justiça norte-americana está analisando o acordo de patrocínio de dez anos assinado em 1996 entre CBF e Nike no valor de  160 milhões de dólares.

Após a assinatura do contrato, a Nike teria pago outros  40 milhões de dólares em conceito de “despesas de marketing”, que não estavam contempladas no acordo inicial, e que teriam sido depositados em uma conta bancária na Suíça em nome de uma empresa brasileira de patrocínio esportivo.

O documento ao qual o “Wall Street Journal” teve acesso não identifica, em nenhum momento, a Nike por seu nome, mas se refere a “uma multinacional esportiva americana”. Segundo esse mesmo jornal, fontes ligadas à investigação confirmaram que se trata da Nike.

O governo dos EUA anunciou no dia 27 de maio uma ampla investigação contra a corrupção no mundo do futebol que afeta vários dirigentes da Fifa e que, segundo o Departamento de Justiça, envolve a escolha da África do Sul como sede da Copa do Mundo em 2010 e a designação do presidente da Fifa em 2011.

No contexto dessa investigação, foram apresentadas acusações contra 14 pessoas, entre dirigentes da Fifa e executivos de empresas relacionadas com essa entidade, após a surpreendente detenção de sete deles, inclusive o ex-presidente da CBF José Maria Marin, em um luxuoso hotel da Suíça. (Folhapress) 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Polícia Federal prende casal de norte-americanos com 12 quilos de cocaína em aeroporto no Rio
Milhares de pessoas vestidas de branco fazem “piquenique chique” em Paris
https://www.osul.com.br/justica-dos-estados-unidos-esta-investigando-pagamentos-da-nike-a-cbf-aponta-jornal/ Justiça dos Estados Unidos está investigando pagamentos da Nike à CBF, aponta jornal 2015-06-13
Deixe seu comentário
Pode te interessar