Terça-feira, 29 de setembro de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Acontece Livro “Moacyr Scliar: medicina, saúde pública e história” é lançado em Porto Alegre

Compartilhe esta notícia:

O evento ocorreu nesta terça-feira (23).(Foto: Divulgação)

O livro “Moacyr Scliar: medicina, saúde pública e história”, de Germano Mostardeiro Bonow, foi lançado nesta terça-feira (23) no Centro Histórico-Cultural Santa Casa. O evento contou com a participação da senhora Judith Scliar e do ex-governador Jair Soares.

O autor da obra, Germano Bonow, recria aspectos da infância e mocidade de Moacyr Scliar, detendo-se na sua formação médica, nas atividades de sanitarista e de escritor humanista. O escritor apresenta o jovem médico nas unidades da Secretaria da Saúde do RS ao lado das equipes responsáveis pela formulação e execução da política regional da saúde pública, cujos efeitos positivos acabaram sendo expostos para programas nacionais.

A senhora Judith Scliar, companheira de Moacyr durante 47 anos, afirma no livro que é impossível falar sobre o seu companheiro sem se emocionar. “Nossa relação era feita de parceria e cumplicidade, inclusive nas questões de trabalho. Acompanhei de perto sua evolução como médico e escritor. Na condição de primeira leitora dos seus livros, testemunhei momentos de intensa criação e profusão de ideias”, contou Judith.

Germano Bonow levou cinco anos para construir “Moacyr Scliar: medicina, saúde pública e história”. Segundo a companheira de Scliar, o livro é resultado de muita pesquisa, trabalho, entrevistas, coleta de depoimentos,“mas o principal aspecto é a paixão com que o Bonow escreveu esse livro. Resultado de uma amizade e companheirismo de trabalho”, destacou.

Judith contou, ainda, como Moacyr conciliava a literatura, a escrita de crônicas para a imprensa e a medicina, práticas distintas, mas complementares. “Ele começou aos seis anos com uma autobiografia em um pedaço de papel de pão. Ele vinha de uma família com background cultural muito intenso. A avó paterna Ana Scliar veio da Rússia com nove filhos para o Brasil, não falava português, não tinha quase dinheiro, mal alfabetizada, criou uma loja de roupas na Voluntário da Pátria e criou os nove filhos aqui, todos estudaram. E na geração seguinte, já vários intelectuais”.

Já na vida médica, Moacyr apresentava dois sintomas. “Sempre teve um fascínio e um certo pavor pela área médica. Pavor porque, quando alguém da família ficava doente, ele entrava em pânico sobre qual atitude tomar. E, de repente, aparecia o médico que, para ele, criança naquela época, era uma figura mágica que levava a cura ao paciente e isso sempre o fascinou muito“, relatou.“Eu não conseguiria imaginar o Moacyr sem ser médico e escritor. Ele costumava dizer que a literatura é um mergulho na condição humana, assim como a medicina também é um mergulho na condição humana. Ele exerceu ambas atividades com imensa paixão”, completou Judith.

Na sequência, o ex-governador e doutor Jair Soares falou sobre os 16 anos em que acompanhou Moacyr na saúde pública. Já Bonow, escritor da obra, agradeceu a chance de construir o livro. “Agradeço a oportunidade que estamos tendo de reviver o que o Scliar fez através desse livro que eu tentei, eu não escrevi, eu construí usando os dados e informações que tive”, finalizou Bonow.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Acontece

Deixe seu comentário

Os comentários estão desativados.

Anvisa aprova inclusão de dose de reforço na bula da vacina da Pfizer
Mesmo presa, Flordelis fica noiva de produtor musical de 25 anos
Pode te interessar