Sábado, 08 de Agosto de 2020

Porto Alegre
Porto Alegre
17°
Fair

Bem-Estar Mais de 120 gestantes e puérperas já morreram por Covid-19 no Brasil

Compartilhe esta notícia:

Dados revelam uma taxa de mortalidade de 12,7% na população obstétrica brasileira

Foto: Reprdodução
Dados revelam uma taxa de mortalidade de 12,7% na população obstétrica brasileira. (Foto: Reprodução)

Estudo publicado no periódico médico International Journal of Gynecology and Obstetrics  aponta que 124 mulheres gestantes ou que estavam no período do puerpério morreram de Covid-19 no Brasil, o que representa 77% do total de mortes desse grupo registradas no mundo.

Os dados revelam uma taxa de mortalidade de 12,7% na população obstétrica brasileira, número superior aos índices mundiais relatados até o momento. A maior parte das mortes aconteceram durante o puerpério, ou seja, até 42 dias depois do nascimento do bebê, e não na gestação, alerta a publicação.

O estudo foi feito por um grupo de enfermeiras e obstetras brasileiras ligadas à Unesp, UFSCAR, IMIP e UFSC. Elas analisaram dados de um sistema de monitoramento do Ministério da Saúde, o SIVEP-Gripe (Sistema de Informação da Vigilância Epidemiológica da Gripe).

Para as pesquisadoras, o risco aumentado pode estar relacionado à imunodeficiência relativa associada a adaptações fisiológicas maternas. No total, 978 mulheres grávidas e no pós-parto foram diagnosticadas com Covid-19 no Brasil durante o período do estudo. Como não existe uma política de testagem para esse grupo e apenas quem apresenta sintomas graves é testado, a pesquisa alerta para uma possível subnotificação.

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Bem-Estar

General Mourão afirma que, se “tiver grandeza moral”, ministro Gilmar Mendes “corrige” declaração sobre o Exército
Bebê é infectado pelo novo coronavírus ainda na barriga da mãe
Deixe seu comentário
Pode te interessar