Terça-feira, 30 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
20°
Thunderstorm

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral Mais de 135 municípios gaúchos ainda não atingiram a meta de vacinação contra o sarampo e a pólio

Compartilhe esta notícia:

Em Porto Alegre, a vacinação foi prorrogada até este sábado. (Foto: Erasmo Salomão/MS)

Cento e trinta e sete municípios do Rio Grande do Sul ainda não atingiram a meta de vacinar pelo menos 95% das crianças de 1 ano a 5 anos incompletos contra o sarampo e a poliomielite. Dados preliminares do SI-PNI (Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização), divulgados pelo Ministério da Saúde, apontam que o Estado vacinou 91,82% do público-alvo contra a pólio e 91,48% contra o sarampo.

A Capital gaúcha registra baixa cobertura, com apenas 68,85% das crianças vacinadas contra a pólio e 69,07% contra o sarampo. Em todo o Estado, foram aplicadas mais de 969,54 mil doses das duas vacinas.

Todas as crianças na faixa etária da campanha devem se vacinar independente da situação vacinal. O ministro da Saúde, Gilberto Occhi, destacou a importância da mobilização de toda a sociedade para atingir a meta de vacinação: “Pais e responsáveis devem buscar os postos de vacinação. A vacina é a forma mais eficaz de proteger nossas crianças contra doenças já eliminadas no País”.

Os pais ou responsáveis têm até este sábado (15) para levar as crianças aos postos de saúde em Porto Alegre. Inicialmente, a campanha de vacinação terminaria em 31 agosto, mas o prazo foi prorrogado.  Com o prazo estendido, de acordo com o secretário municipal da Saúde, Erno Harzheim, a intenção é aumentar a cobertura vacinal. “O Dia D de vacinação será o 15 de setembro, sábado”, anunciou.

“Realizamos ações para sensibilizar a população em escolas e anúncios em locais de grande circulação, além de intensificar visitas domiciliares para buscar o aumento da cobertura vacinal”, explicou o secretário. A prefeitura disponibiliza a imunização em 130 salas das unidades de saúde em todas as regiões da cidade, das 7h até as 17h. As unidades de saúde Modelo, São Carlos e Tristeza funcionam até as 22h e a Clínica da Família na Restinga até as 20h.

País

A média nacional de vacinação está em 94%, de acordo com o Ministério da Saúde. Foram aplicadas em todo o Brasil cerca de 20,8 milhões de doses das vacinas (10,4 milhões de cada vacina). Onze Estados e mais de 4 mil municípios brasileiros (72% do total) atingiram a meta. Mas cerca de 1,5 mil cidades ainda devem buscar alternativas para vacinar 95% do público-alvo.

Na faixa etária de 3 e 4 anos, a cobertura vacinal está acima da meta, com 96,95% e 95,44%, respectivamente. A maior preocupação é com a faixa de um 1 de idade, cuja cobertura ainda está em 85,45%. O sarampo e a poliomielite são doenças infectocontagiosas que podem resultar em complicações graves para as crianças, além de levar até a casos de morte.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

A chuva retorna ao Rio Grande do Sul
Michel Temer prepara defesa “de peso” contra denúncia de Janot
https://www.osul.com.br/mais-de-135-municipios-gauchos-ainda-nao-atingiram-a-meta-de-vacinacao-contra-o-sarampo-e-a-polio/ Mais de 135 municípios gaúchos ainda não atingiram a meta de vacinação contra o sarampo e a pólio 2018-09-13
Deixe seu comentário
Pode te interessar