Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Médicos peritos não retornam ao trabalho, e INSS suspende as perícias agendadas em todo o País. Agências de Porto Alegre, Viamão e Alvorada seguem fechadas

Compartilhe esta notícia:

O INSS começou a retomar o atendimento presencial em parte de suas agências

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Doença causada pelo coronavírus ficou em terceiro lugar na lista de doenças que mais tiveram concessões de auxílio-doença em 2020. (Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Após médicos peritos decidirem não retomar as atividades presenciais nesta segunda-feira (14), o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) suspendeu as perícias agendadas em todo o País até que sejam realizadas inspeções que comprovem a adequação dos consultórios das agências para o atendimento ao público. Agências de Porto Alegre, Viamão e Alvorada seguem fechadas.

“O segurado que tinha agendamento para avaliação pericial deve desconsiderar e proceder com a remarcação pelo Meu INSS e telefone 135”, informou o INSS.

A Associação Nacional dos Peritos Médicos Federais afirmou que a categoria decidiu não retomar as atividades presenciais após apenas 12 das mais de 800 agências com serviço de perícia terem sido aprovadas em vistorias realizadas pela entidade.

“Mesmo com todo o alarde da pandemia, ainda tínhamos agências sem EPIs [equipamentos de proteção individual] até o presente, dentre diversos outros problemas”, afirmou a associação. “Abrir apenas estas agências e manter fechadas as demais é inviável do ponto de vista gerencial e operacional e causaria potencial caos nas cidades devido a riscos de sobrecarga de demanda”, acrescentou.

O INSS informou que, a partir desta segunda, as inspeções nas agências serão feitas em conjunto com a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho. “Comprovando-se a adequação dos consultórios, a perícia retomará o atendimento nessas unidades”, destacou.

Em entrevista, o presidente do INSS, Leonardo Rolim, afirmou que as novas inspeções serão realizadas até quarta-feira (16) e que, com isso, espera-se que seja liberado o atendimento da perícia nas agências.

“Nós avisamos as pessoas que as perícias agendadas para hoje [segunda] teriam que ser reagendadas. Nem todas, infelizmente, conseguiram a tempo a informação. Nós mandamos por SMS, pelo Meu INSS e por e-mail, mas peço desculpa às pessoas que foram às agências e não conseguiram receber a informação a tempo ou não temos algum acesso a algum meio de comunicação com essas pessoas”, disse.

Ele não soube informar quantas pessoas estavam agendadas para perícia. “Muito em breve nós informaremos quando estará disponível o agendamento da perícia. Ninguém vai ter nenhum prejuízo. Quando for feita a nova perícia e o benefício for concedido, ele será retroativo à data de requerimento original” acrescentou.

Reabertura

O INSS começou a retomar, nesta segunda, o atendimento presencial em parte de suas agências, depois de mais de cinco meses de portas fechadas por causa da pandemia de coronavírus. A retomada ocorre apenas para atendimentos agendados.

No entanto, em diversas cidades brasileiras, a reabertura das agências foi acompanhada de filas e reclamações.

Em Porto Alegre, Alvorada e Viamão, todas as agências do instituto permanecem fechadas.

De acordo com a Gerência-Executiva do INSS em Porto Alegre, nesse primeiro momento, de retorno gradual, uma única unidade reúne condições para a reabertura, conforme o protocolo de segurança adotado pelo instituto: a Agência da Previdência Social Porto Alegre-Partenon.

O órgão esclarece que sua reabertura ainda não ocorreu pela necessidade de nova vistoria para confirmar a realização dos ajustes apontados em inspeção ocorrida na semana passada, sobretudo no que diz respeito à adequação dos consultórios de perícia médica. A nova vistoria deve realizada ainda nesta semana, “impreterivelmente”.

“Reabrir a unidade do bairro Partenon e as demais, no menor prazo possível, é um compromisso que o INSS assume perante os seus segurados. Tão logo seja definida, a data de reabertura será amplamente divulgada à população, assim como as orientações para agendamento dos serviços”, diz o comunicado da gerência.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Escolas privadas de Lajeado retomam nesta terça as aulas para alunos da educação infantil
Cientistas encontram gás na atmosfera de Vênus que pode indicar vida extraterrestre microbiana
https://www.osul.com.br/medicos-peritos-nao-retornam-ao-trabalho-e-inss-suspende-as-pericias-agendadas-em-todo-o-pais/ Médicos peritos não retornam ao trabalho, e INSS suspende as perícias agendadas em todo o País. Agências de Porto Alegre, Viamão e Alvorada seguem fechadas 2020-09-14
Deixe seu comentário
Pode te interessar