Quarta-feira, 23 de Setembro de 2020

Porto Alegre
Porto Alegre
19°
Fair

Mundo Cientistas encontram gás na atmosfera de Vênus que pode indicar vida extraterrestre microbiana

Compartilhe esta notícia:

Em Vênus, os cientistas acreditam que o gás pode ter origem em processos fotoquímicos ou geoquímicos desconhecidos

Foto: Nasa
Em Vênus, os cientistas acreditam que o gás pode ter origem em processos fotoquímicos ou geoquímicos desconhecidos. (Foto: Nasa)

Um grupo internacional de cientistas publicou nesta segunda-feira (14), na revista científica Nature, um artigo que aponta a descoberta de fosfina na atmosfera de Vênus. A fosfina é um gás que existe também na Terra. A descoberta sugere que o planeta pode hospedar vida microbiana.

“Isso pode apontar para a presença de vida nas nuvens do planeta”, informou a líder do estudo, Jane Greaves, professora da Universidade de Cardiff, no Reino Unido.

A fosfina existente na atmosfera terrestre é produzida por micróbios anaeróbicos (que não precisam de oxigênio) ou pela atividade industrial. Em Vênus, os cientistas acreditam que o gás pode ter origem em processos fotoquímicos ou geoquímicos desconhecidos. Os cientistas não conseguiram identificar a fonte.

“Há duas possibilidades: pode haver alguma reação completamente desconhecida que está criando fosfina em Vênus ou, a mais excitante, pode ser vida”, explicou William Bains, pesquisador do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), nos Estados Unidos.

Greaves procurava por fosfina na atmosfera de Vênus desde 2016. Ela e sua equipe observaram a superfície do planeta por meio de dois telescópios, um no Havaí e outro no Chile. “É inesperado e emocionante”, disse a astrônoma.

“Estamos animados com a descoberta”, afirmou a professora do MIT Sara Seager. “Mas não estamos afirmando que encontramos vida em Vênus”, ponderou.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Santa Casa de Porto Alegre representa a Região Sul em estudo internacional sobre Covid-19 e cirurgia oncológica
Médicos peritos não retornam ao trabalho, e INSS suspende as perícias agendadas em todo o País. Agências de Porto Alegre, Viamão e Alvorada seguem fechadas
Deixe seu comentário
Pode te interessar