Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
22°
Light Rain

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Rio Grande do Sul Mercado Livre exclui anúncio de produtos nazistas e suspende vendedor de Gravataí

Compartilhe esta notícia:

Mercado Livre excluiu itens nazistas e suspendeu vendedor após denúncia.

Foto: Reprodução
Mercado Livre excluiu itens nazistas e suspendeu vendedor após denúncia. (Foto: Reprodução)

O Mercado Livre afirmou que excluiu de seu site o anúncio de produtos que fazem apologia ao nazismo, que estavam sendo comercializados por um vendedor de Gravataí, na Região Metropolitana de Porto Alegre. O responsável, cuja identidade não foi revelada, está suspenso da plataforma.

A ação do Mercado Livre foi motivada por uma denúncia feita pelo vereador de Porto Alegre, Leonel Radde (PT-RS), que também é policial civil e faz parte do grupo de “Policiais Antifascistas”.

Por meio de seu perfil no Twitter, Leonel Radde disse ter identificado patches inspirados em símbolos nazistas, com artes que fazem referência à SS, a polícia nazista durante o governo de Adolf Hitler na Alemanha. No anúncio da venda do item no site, que custava cerca de R$ 16, a descrição diz: “Patch Bordado Schutzstaffel Divisão Panzer SS 8×8 Mlt226”.

“O Mercado Livre compactua com o nazismo? Esses produtos estão sendo vendidos de forma aberta no site, produzidos aqui na cidade de Gravataí/RS, pela Toca do Bordado. As medidas judiciais já foram tomadas. Fascistas, não passarão!”, escreveu Radde, que reportou o caso à DPCI (Delegacia de Polícia Civil de Combate à Intolerância) do Rio Grande do Sul, no âmbito da Operação Bastardos Inglórias, que combate o nazismo no Estado.

Conforme a descrição do produto, a Toca dos Bordados, responsável pela fabricação, comercializava no Mercado Livre desde 2010. Nesse período, a empresa realizou mais de cem mil vendas.

Em comunicado ao portal UOL, o Mercado Livre informou que suspendeu o vendedor e afirmou que proíbe “a venda de produtos que pregam a violência e a discriminação e isso inclui itens não informativos, relacionados ou que fazem apologia ao nazismo”, sob a penalidade de que “tais anúncios são excluídos e o vendedor, notificado”.

A empresa afirma que mantém convênio com a organização World Jewish Congress para combater o “discurso de ódio racial e antissemitismo a partir da troca de informações, monitoramento, análise e exclusão de anúncios considerados proibidos nos 18 países em que opera”.

Fazer apologia ao nazismo é crime

Fazer apologia ao nazismo é crime previsto por lei no Brasil, com pena de reclusão que pode variar entre um a três anos, além de multa, conforme prevê o artigo 1º da Lei 7.716/89. É considerado apologia fabricar, comercializar, distribuir ou veicular símbolos, emblemas e objetos de divulgação nazistas.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Pia convoca três jogadoras na véspera da estreia da seleção brasileira em torneio da França
Pesquisa aponta aumento do racismo nas abordagens policiais no Rio de Janeiro
https://www.osul.com.br/mercado-livre-exclui-anuncio-de-produtos-nazistas-e-suspende-vendedor-de-gravatai/ Mercado Livre exclui anúncio de produtos nazistas e suspende vendedor de Gravataí 2022-02-15
Deixe seu comentário
Pode te interessar