Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
20°
Light Rain with Thunder

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

| Meteoros podem ter destruído evidências de vida no planeta Marte

Compartilhe esta notícia:

Impacto de um meteoro produz energia suficiente para alterar compostos químicos. (Foto: Reprodução)

Um novo estudo encontrou provas de que a energia liberada por meteoros que caíram em Marte pode ter destruído sinais de vida. A descoberta é importante especialmente porque até agora as regiões com crateras produzidas por meteoros eram consideradas o melhor local para buscar evidências de vida no planeta.

Em um comunicado divulgado pelo Imperial College London, Wren Montgomery explicou que o impacto dos meteoros faz com que algumas rochas sejam “ejetadas” mais próximas à superfície e facilita os estudos de fragmentos que seriam impossíveis de alcançar apenas com equipamentos.

Até então, eles acreditavam que as análises dessas rochas poderiam carregar evidências sobre o passado do planeta vermelho, mas ao reproduzir uma série de impactos similares com os dos meteoros, os pesquisadores examinaram se o fenômeno seria suficiente para eliminar qualquer tipo de matéria orgânica.

Após posicionar vários compostos orgânicos em um cilindro, eles simularam o nível de pressão equivalente à queda de um meteoro e fizeram análises químicas para descobrir se isso provocava alterações nos materiais estudados.

A experiência, publicada pelo periódico Scientific Reports, mostrou que o impacto de um meteoro produz energia suficiente para destruir hidrocarbonetos de cadeia longa e alterar compostos químicos, concluindo que as crateras talvez não sejam o melhor lugar para estudar sinais de vida em Marte – pelo menos, vida como a conhecemos.

O grupo de cientistas, no entanto, só analisou esse efeito após uma única quantidade específica de pressão – compatível com a pressão causada por um meteoro de 10 metros – e experimentos com mais variações precisam ser feitos antes de concluir que as crateras produzidas pelos meteoros estão realmente livres de qualquer evidência de vida.

Desertos congelados.
Por outro lado, em um estudo americano, Alfred McEwen, principal investigador a trabalhar com o telescópio HiRISE, da Nasa (agência espacial americana), e professor de geologia planetária da Universidade do Arizona (EUA), afirmou que abaixo dos desertos congelados de Marte deve existir água em estado líquido, o que permite a existência de vida microscópica naquele mundo.

McEwen foi o primeiro cientista a detectar água no planeta vermelho, e acredita que bactérias podem ser encontradas vivas abaixo da superfície do solo marciano. O pesquisador disse ainda que esses microrganismos provavelmente são muito semelhantes aos da Terra, vivendo em regiões que apresentam condições extremas, como nos lagos existentes na Antártida.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de |

Com a presença de Neymar na arquibancada e em ritmo de treino, o PSG ganhou o terceiro título nacional da temporada
Veja nove dicas para usar o Google Maps no seu celular e também no computador
https://www.osul.com.br/meteoros-podem-ter-destruido-evidencias-de-vida-no-planeta-marte/ Meteoros podem ter destruído evidências de vida no planeta Marte 2016-08-21
Deixe seu comentário
Pode te interessar