Quarta-feira, 26 de março de 2025

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Bruno Laux Ministério da Saúde: Padilha exonera secretário-executivo e reformula equipe

Compartilhe esta notícia:

O risco das promessas é tentar conciliá-las com as ambições eleitorais – dele, do PT e do presidente Lula. (Foto: José Cruz/Agência Brasil)

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Dança das cadeiras

Recém-chegado ao Ministério da Saúde, o ministro Alexandre Padilha oficializou nesta quarta-feira a exoneração do número dois da pasta, Swedenberger do Nascimento Barbosa. Para preencher o cargo de secretário-executivo, o novo líder ministerial deslocou Adriano Massuda, que ocupava até então a Secretaria de Atenção Especializada à Saúde.

Dança das cadeiras II

Além da saída de Swedenberger, a chegada de Padilha ao Ministério da Saúde também resultou na troca de metade dos secretários da pasta federal. O novo secretariado é formado, em maioria, de pessoas que já possuíam ligações importantes com o novo ministro, que ocupou a pasta anteriormente no governo Dilma.

Reencontro de correligionários

Em seu primeiro encontro depois de mais de um ano sem se falar oficialmente, o ex-presidente Jair Bolsonaro e o líder do PL, Valdemar Costa Neto, dialogaram nesta quarta-feira sobre as principais pautas do partido. Entre os temas considerados prioritários para os próximos meses, tem destaque a ascensão de candidaturas do partido ao Legislativo em 2026 e o projeto de anistia para envolvidos no 8 de Janeiro.

Senado na mira

Assim como o governo Lula, o PL também tem demonstrado desde já interesse especial em emplacar nomes no Senado nas eleições de 2026. Segundo o ex-presidente Jair Bolsonaro, o avanço de nomes da legenda visa garantir uma Casa Alta com força para “equilibrar os Poderes”.

Reintegra Brasil

A Câmara começou a discutir a proposta legislativa da deputada Renata Abreu (Podemos-SP) que cria o programa Reintegra Brasil para o acolhimento e reintegração de brasileiros natos ou naturalizados retornados ao país. Para a parlamentar, o número crescente de brasileiros deportados dos EUA nos últimos anos externa a vulnerabilidade de cidadãos repatriados.

Extinção do Perse

A Receita Federal comunicou à Comissão Mista de Orçamento que o limite dos benefícios fiscais da Lei do Perse, de R$ 15 bilhões, será atingido em março. A partir do informe do fisco ao colegiado, conforme a lei que regulou os benefícios para o setor de eventos, os incentivos da iniciativa deverão ser extintos em abril.

Homenagem no Senado

O ex-presidente José Sarney receberá uma homenagem do Senado em sessão especial a ser realizada em alusão aos 40 anos de redemocratização do Brasil. Segundo o autor da proposta, senador Jorge Kajuru (PSB-GO), após duas décadas de ditadura militar no país, o retorno ao Estado democrático de direito só foi possível graças à mobilização popular e ao empenho de várias lideranças políticas, incluindo o maranhense, primeiro presidente civil após o período autoritário.

Toxicológico preventivo

O deputado Marco Brasil (PP-PR) quer tornar obrigatório o exame toxicológico de larga janela de detecção de consumo de substâncias psicoativas para agentes de segurança pública que fazem policiamento ostensivo e para profissionais da saúde. O parlamentar alega que a adoção da prática visa garantir que os trabalhadores estejam aptos para as atividades, sem a interferência de substâncias que possam comprometer a segurança e o bem-estar da população.

Visitas a presos

A Comissão de Direitos Humanos do Senado validou, por unanimidade, um requerimento do senador Eduardo Girão (NOVO-CE) que permite que parlamentares realizem uma série de visitas técnicas a prisões onde estão detentos envolvidos nos ataques do 8 de Janeiro. O autor do pedido, voltado à investigação de denúncias sobre suposta tortura, argumenta que, dentre as mais de 200 pessoas que ainda permanecem detidas, há relatos de condições desumanas e violações de direitos.

Embratur na Europa

A Embratur inaugurou nesta quarta-feira, em Lisboa, a primeira unidade de representação internacional do órgão no modelo Visit Brasil Office. A unidade, que marca o retorno da agência ao exterior após seis anos do descontinuamento da atividade de seus escritórios internacionais, deve auxiliar o governo brasileiro no fomento de negócios, no aumento da visibilidade da Marca Brasil e na facilitação do contato com o trade turístico internacional.

Comando feminino

Pela primeira vez em 217 anos, o Superior Tribunal Militar empossou uma mulher na presidência. A ministra Maria Elizabeth Rocha, indicada pelo presidente Lula e integrante da Corte desde 2007, assumiu o comando do órgão militar nesta quarta-feira para um mandato de dois anos.

Consulta pública

A Secretaria do Meio Ambiente de Porto Alegre realiza nesta quinta-feira uma consulta pública para receber sugestões sobre o projeto da Operação Urbana Consorciada da avenida Ipiranga. A pasta municipal pretende reunir representantes da prefeitura, do consórcio contratado e da sociedade civil para debater propostas relacionadas às quatro Áreas de Transformação Induzidas na região.

St. Patrick’s Day

Lideranças da prefeitura de Porto Alegre estiveram no 4º Distrito nesta quarta-feira para uma vistoria na região antes dos eventos alusivos ao Saint Patrick’s Day. Segundo o adjunto da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Filipe Tisbierek, o Executivo segue concentrando esforços para garantir boas condições de segurança, mobilidade e limpeza para as festividades relacionadas à data.

Museu LGBTI+

Entrou em discussão na Câmara de Porto Alegre o projeto das vereadoras Natasha Ferreira (PT) e Atena Roveda (PSOL) e do vereador Giovani Culau e Coletivo (PCdoB) que cria o Museu da História do Movimento LGBTI+ na Capital. O espaço deverá coletar, preservar e expor documentos, objetos, obras de arte e demais materiais relacionados à história do movimento, além de realizar pesquisas, publicações e atividades que contribuam para a conscientização e o respeito à diversidade sexual e de gênero.

Identificação sanguínea

Os vereadores da Capital aprovaram nesta quarta-feira o projeto de lei que obriga a identificação visual do tipo sanguíneo e do fator Rh nos crachás utilizados pelos funcionários das empresas que prestam serviço público de transporte coletivo em Porto Alegre. De autoria do vereador Márcio Bins Ely (PDT), a medida concede o prazo de 120 dias para as companhias se adequarem à normativa, destinada à facilitação e agilização do trabalho de equipes de salvamento em eventuais acidentes.

Semana do Consumidor

A Defensoria Pública do RS acompanhará outros órgãos gaúchos em uma mobilização entre os dias 17 e 21 de março, na Câmara de Porto Alegre, para comemorar a Semana do Consumidor. A ação contará com um ciclo de debates destinados à abordagem de perspectivas do sistema de defesa do consumidor e do setor produtivo, discutindo sobre a harmonização de consumo.

* Instagram: @obrunolaux

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Bruno Laux

Pompeo de Mattos quer derrubada do veto de Lula ao projeto que dispensa nova perícia em casos de deficiência permanente
Caso de assédio nos Correios custará R$ 750 mil
https://www.osul.com.br/ministerio-da-saude-padilha-exonera-secretario-executivo-e-reformula-equipe/ Ministério da Saúde: Padilha exonera secretário-executivo e reformula equipe 2025-03-13
Deixe seu comentário
Pode te interessar