Terça-feira, 23 de junho de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Morre aos 80 anos o ex-presidente uruguaio Tabaré Vázquez

Compartilhe esta notícia:

Tabaré Vásquez morreu em casa, com familiares e amigos.

Foto: Divulgação/Governo Uruguai

Morreu na madrugada deste domingo (6) o ex-presidente uruguaio Tabaré Vázquez, aos 80 anos, em Montevidéu. Ele faleceu em decorrência de um câncer de pulmão diagnosticado em agosto de 2019. A informação foi dada pelo seu partido, Frente Ampla, no Twitter. “Seu exemplo de integridade política e compromisso inabalável com nosso país e povo, nos levará a continuar seu legado”, diz a postagem.

O filho do ex-presidente, Alvaro Vázquez, também confirmou a informação e disse que o falecimento foi às 3h da manhã, acompanhado de familiares e amigos.

“Hoje, às 3 horas, enquanto descansava em casa, acompanhado de alguns familiares e amigos, por causa de sua doença, Tabaré faleceu. Em nome da família, queremos agradecer a todos os uruguaios pelo carinho recebido por ele ao longo de tantos anos”, escreveu.

 

A morte de Vázquez também foi lamentada pelo atual presidente no Twitter. “Ele enfrentou sua última batalha com coragem e serenidade. Tivemos casos de diálogo pessoal e político que eu valorizo e lembrarei. Serviu seu país e com base nos esforços feitos conquistas importantes. Ele era o presidente dos uruguaios. O país está de luto”, postou Lacalle Pou.

Nascido no bairro La Teja, em Montevidéu, em 17 de janeiro de 1940, Tabaré Ramón Vázquez Rosas estudou medicina e se especializou em oncologia. Amante do futebol, foi presidente do time Club Progreso por dez anos (1979-1989). O clube conquistou o título do campeonato nacional em 1984.

Tabaré Vázquez foi o primeiro presidente uruguaio de esquerda, exercendo um mandato entre 2005 e 2010, e outro entre 2015 e 2020. Em março deste ano ele passou o cargo de presidente para Luis Lacalle Pou, do Partido Liberal, vencedor das eleições do ano passado.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Deixe seu comentário

Os comentários estão desativados.

Oito regiões pedem reconsideração da bandeira vermelha em mapa do distanciamento controlado no RS
Prefeitura de Porto Alegre antecipa para o dia 14 o décimo terceiro salário integral dos servidores públicos
Pode te interessar