Domingo, 28 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
18°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral Na Flórida um juiz pode não acatar a decisão do júri e, com isso, 200 condenados têm chance de se livrar da pena de morte

Compartilhe esta notícia:

Editoria de Arte/O Sul

Pelo menos 200 dos 396 condenados à morte na Flórida podem se salvar graças a uma sentença do Tribunal Supremo do Estado, que ordenou a revisão dos casos. A Flórida teria uma particularidade única nos EUA: o juiz pode assinar ou não a pena de morte com autonomia diferente do que havia sido decidido pelo júri. A Corte concluiu que isso viola a Sexta Emenda, que garante o direito de julgamento por um júri em assuntos criminais.

Serão revisados apenas os casos posteriores a uma decisão de 2002 da Suprema Corte, sobre um problema idêntico no Arizona. Segundo a resolução, não será revisada a culpabilidade dos condenados, mas o tipo de sentença: de morte ou de prisão perpétua.

Dos 31 Estados americanos que permitem a pena capital, a Flórida é o segundo com mais presos no corredor da morte, atrás apenas da Califórnia, com 741. Desde 1979, quando a medida foi restaurada na Flórida, 92 pessoas foram executadas. Apenas durante o mandato do republicano Rick Scott, governador desde 2011 e membro do Tea Party, chegou-se ao recorde de 23 execuções. A última ocorreu cinco dias antes da decisão da Corte, em janeiro de 2016. Oscar Bolin, de 53 anos, recebeu uma injeção letal por ter assassinado três mulheres em 1986. (AG)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

Celulares do tamanho de uma tampa de caneta estão invadindo os presídios
Restaurante em Nova York vende pizza folheada a ouro por mais de 6 mil reais cada uma
https://www.osul.com.br/na-florida-um-juiz-pode-nao-acatar-a-decisao-do-juri-e-com-isso-200-condenados-tem-chance-de-se-livrar-da-pena-de-morte/ Na Flórida um juiz pode não acatar a decisão do júri e, com isso, 200 condenados têm chance de se livrar da pena de morte 2017-01-04
Deixe seu comentário
Pode te interessar