Terça-feira, 18 de novembro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Armando Burd Não tem dinheiro de graça

Compartilhe esta notícia:

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editoriais de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Às 18h e 18min de ontem, o Jurômetro atingiu 300 bilhões de reais. O placar eletrônico registra o total pago para a rolagem da dívida do governo federal.
Levantamento do Banco Mundial mostra que o gasto do Brasil com juros da dívida pública é o sexto entre 111 países e corresponde a 5,22 por cento da renda nacional. Perde apenas para Jamaica, Líbano, Egito, Sri Lanka e as ilhas de São Cristóvão e Nevis, no Caribe.

EFEITOS
Algumas das repercussões dos juros altos:
1) encarecem o capital de giro das empresas e desestimulam projetos de investimento.
2) Reduzem a competitividade da indústria e impedem o aumento da capacidade produtiva.
3) Ajustam a economia pela recessão e adiam as pressões inflacionárias, levando o País a uma constante armadilha de baixo crescimento.

DEFINIÇÃO
A direção nacional do PT decidiu ontem orientar a militância a votar em candidatos de PSOL, PC do B, Rede e PDT no 2º turno das eleições municipais. O anúncio foi feito pelo presidente Rui Falcão após reunião da cúpula. Vale para cidades onde o partido não disputará o 2º turno.

ESTÁ NA HORA
Se o Executivo não abre o jogo, a sociedade deve exigir que a Assembleia Legislativa crie mecanismos para avaliar se cada benefício fiscal concedido às empresas corresponde às expectativas.

OMISSÃO
Diz o artigo 150 da Constituição Federal: a lei determinará medidas para que os consumidores sejam esclarecidos acerca dos impostos que incidem sobre mercadorias e serviços. Até agora, quase nada.

LONGE DA EXATIDÃO
O número de brasileiros que não sabem que pagam impostos é de 22 por cento. O resultado aparece em uma pesquisa nacional da Fecomércio do Rio de Janeiro. Os entrevistadores preferiram ficar em shoppings com ar condicionado para fazer as consultas.

DOIS ALVOS
O governo lançou uma campanha para ganhar adesão ao projeto do teto dos gastos públicos. O título é “Vamos tirar o Brasil do vermelho”. Não por coincidência, a cor do partido que deixou o poder.

REVIDE
O vereador Mário Manfro era o único representante do PSDB na Câmara Municipal. Após forte desavença com o presidente do diretório estadual, Nelson Marchezan, no ano passado, saiu do partido, passando para a Rede Sustentabilidade. Na sequência, entrou no PTB. É um dos obstáculos para que o candidato tucano à Prefeitura de Porto Alegre receba o apoio dos trabalhistas.

RÁPIDAS
* A aliança do PTB com PR este ano em Porto Alegre, vai se estender às eleições proporcionais de 2018.
* Com a longa greve, banqueiros chegam à conclusão de que precisam de menos funcionários nas agências.
* Marcelo Freixo, do PSol, está próximo de ser o principal nome da nova geração de esquerda no País. Basta vencer a eleição no Rio.
* A Colômbia também sofre de abstenção. Na votação da anistia aos guerrilheiros das Farcs, 62 por cento da população não foram às urnas.
* As eleições em 2º turno tornam mais forte a pirotecnia do faz-de-conta.
* Uma injustiça: não existe o Prêmio Nobel da Gastança Pública. A lista de pretendentes brasileiros seria longa.

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editoriais de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Armando Burd

Faltou o Cabral
Novas medidas protegem empresas do Supersimples
https://www.osul.com.br/nao-tem-dinheiro-de-graca/ Não tem dinheiro de graça 2016-10-06
Deixe seu comentário
Pode te interessar