Domingo, 28 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
21°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

| Nasa testa imenso motor de foguete que pode levar a humanidade a Marte

Compartilhe esta notícia:

Propulsor é o maior já construído pela Nasa. (Foto: Reprodução)

A Nasa (agência espacial americana) realizou nesta semana uma segunda rodada de testes do propulsor que deverá levar o homem para Marte. Chamado de SLS (Sistema de Lançamento Espacial, na sigla em inglês), ele será integrado ao maior e mais poderoso foguete já criado pela Nasa e, de acordo com a agência, fará parte dos voos não tripulados da nave espacial Orion ao planeta, previstos para 2018. Esses testes são um passo fundamental para a futura colonização de Marte.

“A Nasa está fazendo progressos diários na construção de Orion e dos sistemas de solo que vão sustentar o lançamento que será feito no Kennedy Space Center, na Flórida. Estamos no caminho para lançar o SLS e pavimentar o caminho para a presença humana no espaço profundo”, afirmou John Honeycutt, diretor do programa SLS, da Nasa, em comunicado.

Colonização de Marte.
O teste durou dois minutos e aconteceu próximo a Promontory, em Utah, nos Estados Unidos. Com 47 metros de comprimento, o propulsor foi disposto horizontalmente e sua explosão foi direcionada a uma montanha. O objetivo era medir a capacidade e funcionamento do motor e fazer ajustes para o futuro voo da nave espacial Orion, em 2018.

Os primeiros testes com o propulsor foram feitos em março de 2015. Após a análise dos resultados, novos testes foram necessários e espera-se que, após os recentes experimentos, o SLS esteja pronto para ser integrado ao foguete.

De acordo com a Nasa, o foguete será equipado com dois propulsores e outros quatro motores responsáveis pela viagem até Marte. Se tudo correr bem, os poderosos propulsores poderão, no futuro, levar também astronautas ao planeta. A primeira data prevista para os voos tripulados a Marte, segundo a Nasa, é 2030.

Antes disso, a agência pretende enviar um helicóptero não-tripulado ao planeta. Segundo especificações do projeto, o aparelho, muito parecido com os drones, tem motores elétricos e pesa apenas 900 gramas.
A autonomia de voo será curta, de no máximo três minutos. Mesmo assim, a agência afirma que o uso da aeronave vai auxiliar os controladores a planejar rotas mais acessíveis para os robôs de exploração na superfície.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de |

Fatos históricos do dia 30 de junho
Agora o YouTube permitirá transmissões ao vivo no smartphone
https://www.osul.com.br/nasa-testa-imenso-motor-de-foguete-que-pode-levar-a-humanidade-a-marte/ Nasa testa imenso motor de foguete que pode levar a humanidade a Marte 2016-06-30
Deixe seu comentário
Pode te interessar