Domingo, 08 de fevereiro de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral Navio com surto de covid cancela nova viagem com 2 mil pessoas já no terminal

Compartilhe esta notícia:

Muitas pessoas reclamaram da falta de informação por parte da MSC e da alimentação servida no local. (Foto: Reprodução)

O embarque dos passageiros que iriam fazer o cruzeiro do MSC Splendida, com previsão de início neste domingo (2), foi suspenso no Porto de Santos (SP). A quarentena do navio também foi anunciada pela MSC aos cerca de dois mil passageiros que aguardavam no terminal de embarque durante todo o dia. Após o anúncio da decisão, foi registrado um princípio de confusão no Terminal Marítimo de Passageiros da cidade (Concais).

O MSC Splendida já havia tido sua operação interrompida no último dia 30, com passageiros isolados em suas cabines. A retomada de sua operação, que estava prevista para este domingo, dependia de nova avaliação pela Anvisa, que não autorizou a embarcação a seguir nova viagem.

Apesar de o anúncio aos passageiros ter sido feito apenas durante a noite deste domingo, a Anvisa informou que a MSC já havia sido notifica no sábado (1º) sobre o impedimento de embarque.

Uma hora antes do anúncio do cancelamento aos passageiros, a Comissão Estadual de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis em SP elevou para II o nível de segurança do Concais, a partir de 17h.

A determinação autorizou, inclusive, o ingresso da Polícia Militar dentro da Área do Porto de Santos, uma área federal, “em caso de distúrbio, invasão e grave perturbação da ordem na área portuária e interior de navios”.

Cerca de 2 mil passageiros esperavam no Concais desde 11h30min, quando o espaço foi aberto para os passageiros do cruzeiro com previsão de embarque neste domingo. Eles já haviam passado por testes de covid-19 e entregado, inclusive, as bagagens para o navio. Com o comunicado, um princípio de tumulto se formou com os insatisfeitos.

Apesar do navio ter mantido a programação de seguir viagem neste domingo, a Anvisa já havia recomendado ao Ministério da Saúde, na última sexta-feira (31), a suspensão provisória da temporada de navios de cruzeiro, até que sejam debatidas as questões que envolvem uma eventual retomada das operações. E, neste domingo (2), voltou a reiterar a importância da medida.

Porém, até o momento, o Ministério da Saúde informou apenas que avaliará as medidas cabíveis em conjunto com os ministérios relacionados ao tema.

Durante a espera, foi registrada confusão no cais santista. Muitas pessoas reclamaram da falta de informação por parte da MSC e da alimentação servida no local. Já no início da noite, por volta das 18h30, foi feito o anúncio aos passageiros de que o embarque não foi liberado pela agência reguladora, e que o cruzeiro não poderia seguir com a viagem prevista para este domingo.

De acordo com a Anvisa, as atividades das embarcações podem ser suspensas, por determinação da agência, em decorrência da identificação de riscos à saúde pública ou do descumprimento das normas sanitárias vigentes.

Por meio de nota, a MSC Cruzeiros contradiz a Anvisa, e afirma que a companhia recebeu a informação das autoridades de que o MSC Splendida não foi autorizado a realizar o embarque dos hóspedes no fim da tarde de domingo.

A empresa afirma também que lamenta a situação e oferece aos hóspedes as opções de uma carta de crédito no valor do cruzeiro original, que pode ser resgatada em qualquer cruzeiro futuro até o dia 31 de dezembro de 2022 e, adicionalmente, um crédito a bordo de 200 USD/EUR por cabine para o próximo cruzeiro, ou o reembolso total dos valores pagos pelo cruzeiro.

A MSC informa que também será realizado o reembolso dos pacotes pré-pagos (bebidas, excursões, etc.) e que dará suporte aos hóspedes, incluindo apoio logístico, para que retornem para as suas casas. E, por fim, afirma que seguiu rígidos protocolos sanitários de prevenção à Covid-19. As informações são do portal de notícias G1.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

Setor de cruzeiros discorda de recomendação da Anvisa para suspender temporada
Anvisa diz que vai apurar infrações sanitárias praticadas por navios de cruzeiro
Deixe seu comentário

Os comentários estão desativados.

Pode te interessar