Terça-feira, 30 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
21°
Thunderstorm

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Rio Grande do Sul No Interior do Estado, homem que recebeu teste positivo para coronavírus terá que pagar multa de 5 mil reais por ter deixado o isolamento

Compartilhe esta notícia:

Lista completa de endereços e horários está no site da prefeitura. (Foto: EBC)

A Justiça gaúcha condenou um morador da cidade gaúcha de Dom Pedrito (Região Sudoeste do Estado) a pagar uma multa de R$ 5 mil. Motivo: mesmo após receber teste positivo de coronavírus, ele deixou o isolamento domiciliar e foi até um posto de saúde para pedir um segundo exame, descumprindo assim as medidas sanitárias de prevenção ao contágio.

O valor da indenização deverá ser corrigido pelo Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M), a contar da sentença e acrescido de juros de 12% ao ano, a contar do evento danoso. Esse montante tem como destino já definido o Fundo para Reconstituição de Bens Lesados (FRBL).

Resultado de uma ação civil movida pelo Ministério Público (MP) do Rio Grande do Sul, a sentença se deu no âmbito de um pedido de indenização por danos morais coletivos. O incidente foi registrado em julho do ano passado.

Conforme o promotor Leonardo Giron, o indivíduo estava ciente de ter sido infectado quando decidiu romper a quarentena recomendada pelas autoridades – em torno de 14 dias. Ele havia se submetido a teste do tipo PCR, com resultado positivo, mas em menos de uma semana descumpriu a medida.

Ele foi até ao ambulatório destinado a pacientes sintomáticos, a fim de exigir a realização de um novo exame, “para aferir se já apresentava anticorpos para a doença e ser liberado do isolamento”.

Como agravante, o MP Estadual apontou que, nesse momento, o homem não informou ao médico o fato de já ter recebido confirmação de contágio. “Ou seja, ele omitiu informações aos profissionais da saúde”, aponta o promotor.

Tumulto

Na decisão condenatória, o juiz destacou: “Não satisfeito em provocar risco de contaminação a outras pessoas, visto que não avisou às autoridades de saúde sobre a saída de casa até o posto, o réu também prejudicou o trabalho no ambulatório, ao provocar alvoroço com uma discussão com o médico que o atendia”.

E o tumulto não parou por aí: “O sujeito agiu de forma agressiva e indecorosa até mesmo com a servidora do Ministério Público, que, por ordem do promotor de Justiça, apurava o ocorrido e tentava orientar o réu quanto à medida sanitária”, acrescentou o magistrado.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Órgãos de Segurança fazem operação integrada contra homicídios em São Leopoldo
Rio Grande do Sul cumpre mais uma etapa para aderir ao Regime de Recuperação Fiscal
https://www.osul.com.br/no-interior-do-estado-homem-que-recebeu-teste-positivo-para-coronavirus-tera-que-pagar-multa-de-5-mil-reais-por-ter-deixado-o-isolamento/ No Interior do Estado, homem que recebeu teste positivo para coronavírus terá que pagar multa de 5 mil reais por ter deixado o isolamento 2021-09-16
Deixe seu comentário
Pode te interessar