Domingo, 26 de maio de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
10°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Bruno Laux Notícias da Assembleia Legislativa do RS

Compartilhe esta notícia:

(Foto: Raul Pereira)

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

CPI da Energia

O deputado Miguel Rossetto (PT) tornou a defender neste final de semana, nas redes sociais, a instalação de uma CPI para investigar a CEEE Equatorial e a RGE. Em postagens na plataforma X, o parlamentar compartilhou recentes casos de falta de energia elétrica no RS, acusando o governador Eduardo Leite de permanecer “em silêncio” sobre a situação. Ao expor o contexto, o petista solicitou que colegas da Assembleia gaúcha apoiem a iniciativa e assinem o requerimento de criação da comissão investigativa.

 

Escolas Cívico-Militares

A Comissão de Educação do Parlamento gaúcho promove uma audiência pública nesta terça-feira para tratar do projeto de lei que autoriza ao Poder Executivo instituir o Programa das Escolas Cívico-Militares do RS. Proposta pela presidente do colegiado, Sofia Cavedon (PT), a sessão deve abordar os impactos e as supostas inconsistências do texto, de autoria do deputado Delegado Zucco (Republicanos), sobre o avanço da modalidade de ensino. “Escola pública é lugar de democracia, pluralidade, diversidade e liberdade – por isso ela deve ser Cidadã. E não Cívico Militar. A legislação brasileira é clara ao mostrar as incongruências desta iniciativa com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, com o Plano Nacional de Educação e com a Constituição”, afirma Sofia.

 

Homenagem à escola

O Grande Expediente da Assembleia gaúcha desta terça-feira será ocupado pelo deputado Luciano Silveira (MDB), que homenageará os 100 anos da Escola General Osório, do município de Osório, no Litoral do RS. O parlamentar vai entregar a Medalha da 56ª Legislatura do Parlamento à instituição de ensino, em reconhecimento à sua contribuição para a educação da cidade.

 

Troca cultural

O deputado Gaúcho da Geral se reuniu na última semana com o Cônsul Geral da Argentina em Porto Alegre, Gabriel Servetto, para dialogar sobre projetos conjuntos entre o RS e o país vizinho. O parlamentar entregou ao diplomata uma cópia da lei de sua autoria que reconhece como patrimônio histórico e cultural do Estado o trabalho de guasqueiro, que é também popular em terras argentinas. “O papo foi muito produtivo e estreitamos relações visando projetos para o futuro. A nossa cultura gaúcha é bem próxima da cultura argentina”, afirma o deputado.

 

Democracia e segurança

A Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia gaúcha promoverá uma audiência pública na próxima quinta-feira, por sugestão do deputado Miguel Rossetto (PT), para abordar “a importância da democracia para o povo brasileiro”. O colegiado se reúne também nesta semana para tratar da atual situação da segurança pública no RS, a partir de proposição da deputada Bruna Rodrigues (PCdoB).

 

Universo autista

Dando continuidade às programações relacionadas à campanha Abril Azul: Mês de Conscientização sobre o Autismo, o Parlamento gaúcho sedia nesta semana, na entrada do Palácio Farroupilha, a exposição “Desvendando e ampliando o universo das pessoas com autismo”. Proposta pela bancada do PSB, a mostra ficará disponível para visitação até a próxima sexta-feira.

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Bruno Laux

Panorama Político
Notícias da Assembleia Legislativa do RS
https://www.osul.com.br/noticias-da-assembleia-legislativa-do-rs-287/ Notícias da Assembleia Legislativa do RS 2024-04-15
Deixe seu comentário
Pode te interessar