Quarta-feira, 27 de maio de 2026

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Número de casos suspeitos de coronavírus no Brasil sobe para 12, dois no Rio Grande do Sul

Compartilhe esta notícia:

Conforme João Gabbardo dos Reis (c), serão comprados itens como máscaras, gorros, luvas, álcool em gel e medicamentos.

Foto: Reprodução/Twitter
Conforme João Gabbardo dos Reis (c), serão comprados itens como máscaras, gorros, luvas, álcool em gel e medicamentos. (Foto: Reprodução/Twitter)

O número de casos suspeitos de coronavírus no Brasil subiu para 12, conforme balanço divulgado na tarde desta sexta-feira (31), pelo Ministério da Saúde. São Paulo concentra a maioria das possíveis infecções, com sete casos em investigação. O Rio Grande do Sul tem dois casos.

De acordo com a pasta, cinco Estados têm casos em investigação: além de São Paulo, com 7 registros, apuram possíveis infecções o Rio Grande do Sul (2), Santa Catarina (1), Paraná (1) e Ceará (1).

Outros dez casos tratados inicialmente como suspeitos foram descartados. Todos por terem testado positivamente para o vírus influenza, da gripe.

https://www.facebook.com/minsaude/videos/2272677639431124/

O Ministério da Saúde anunciou nesta sexta que fará uma compra emergencial de equipamentos de proteção individual e outros insumos necessários a profissionais de saúde e outros trabalhadores que tenham contato com possíveis casos suspeitos.

De acordo com o secretário-executivo do ministério, João Gabbardo dos Reis, serão comprados itens como máscaras, gorros, luvas, álcool em gel e medicamentos. “Vai sair um edital hoje para esse processo de aquisição de todos esses EPIs (equipamentos de proteção individual). Ainda não temos o quantitativo de cada item porque queremos negociar”, disse ele.

Rio Grande do Sul

A SES (Secretaria da Saúde), por meio do Cevs (Centro Estadual de Vigilância), investiga dois casos de possível infecção por coronavírus. Os dois casos foram notificados pelos municípios de Novo Hamburgo e Gravataí.

Outras quatro situações no Rio Grande do Sul já foram descartadas ou excluídas, em residentes nas cidades de São Leopoldo (dois casos) e Dois Irmãos (dois casos).

Em Novo Hamburgo, o caso suspeito é de a um homem de 54 anos que reside em Hong Kong, atendido durante estada na cidade. O segundo é uma mulher de 27 anos de Gravataí que esteve em viagem à China. Ambos apresentaram o quadro de febre atrelada a um sintoma respiratório (tosse ou dificuldade de respirar), mas sem a necessidade de internação hospitalar. Aos dois foi recomendado o isolamento domiciliar e as vigilâncias municipais e estadual mantêm monitoramento.

Os dois casos já estão em análise pelo Lacen (Laboratório Central do Estado) para o painel de vírus respiratórios, que inclui influenza, parainfluenza, adenovírus entre outros.

Em paralelo, amostras de secreção respiratória também foram encaminhadas para o laboratório de referência para análise do coronavírus, a Fiocruz no Rio de Janeiro.

Hoje, é considerado como suspeito a pessoa que, nos últimos 14 dias, tenha viajou à China e que venha a apresentar febre acompanhada de algum sintoma respiratório (tosse ou dificuldade para respirar) ou quem que tenha tido contato com um caso suspeito e também acabou apresentando esse quadro clínico.

A população e os profissionais de saúde do RS podem entrar em contato para esclarecimentos de dúvidas e notificações por meio do telefone 150 do Disque Vigilância, ou e-mail disquevigilancia@saude.rs.gov.br.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Deixe seu comentário

Os comentários estão desativados.

Bolsonaro diz que não traz brasileiros da China porque “custa caro” e não há lei de quarentena
RS investiga dois casos suspeitos de infecção por coronavírus
Pode te interessar