Quarta-feira, 08 de maio de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
29°
Partly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Armando Burd O DESPERTAR DO DRAGÃO

Compartilhe esta notícia:

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

A inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) subiu nas sete capitais pesquisadas pela Fundação Getúlio Vargas entre dezembro de 2015 e janeiro deste ano. A maior alta ocorreu em Salvador: 1,13 ponto percentual, ao passar de 0,93 em dezembro para 2,06 em janeiro. Porto Alegre subiu 0,97 ponto percentual, indo de 0,69 para 1,66.

Até o final de 2014, o governo federal tinha na manutenção do índice de emprego a principal arma para se contrapor ao ressurgimento lento da inflação. No ano passado, o argumento desapareceu e a previsão da contenção do custo de vida veio abaixo.

A receita para fazer voltar à estabilidade é antiga e conhecida. Alguns dos ingredientes: 1) responsabilidade fiscal dos governos, não gastando muito mais do que arrecada; 2) reforma tributária pautada pela simplificação, racionalização e redução da burocracia fazendária; 3) estruturação de uma base educacional para melhorar a produtividade do trabalho.

Qualquer das medidas implica em contrariar alguns interesses. Governo que prefere contentar alguns desagrada e prejudica a todos.

PITADA DE HUMOR

O cartunista Jaguar escreve crônicas aos sábados no jornal O Dia, do Rio de Janeiro. Começou a carreira em 1952 na revista Manchete. Foi fundador do Pasquim com Tarso de Castro e Sérgio Cabral, em junho de 1969, rompendo com a censura no regime militar.

Recentemente, Jaguar publicou:

“Acho que eu deveria constar no Livro Guinness dos Recordes como o único jornalista que não tem e-mail. Quem me pergunta passa da indignação (pensa que estou debochando) ao pasmo (ao ver que estou falando sério). Virtualmente, não existo. Ou, na melhor das hipóteses, sou um homem de Neandertal, 32 a.G (antes de Gates, que nasceu em 1955). Vou dar uma de profeta: a velha medida de tempo, a.C.(antes de Cristo) será trocada, mais cedo ou mais tarde, por a.G. Um amigo se ofereceu para criar um blog para mim. Não tenho a menor ideia do que vem a ser um blog.”

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Armando Burd

O Tour da Tocha
A vez da mulher na Assembleia gaúcha
https://www.osul.com.br/o-despertar-do-dragao/ O DESPERTAR DO DRAGÃO 2016-02-02
Deixe seu comentário
Pode te interessar