Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
20°
Thunder

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Porto Alegre O Dia da Consciência Negra inspira uma intensa programação cultural em Porto Alegre a partir desta quinta

Compartilhe esta notícia:

Atrações prosseguem até o dia 4 de dezembro, de forma virtual e gratuita. (Foto: Joel Vargas/PMPA)

Celebrado em 20 de novembro, o Dia da Consciência Negra motivou a SMC (Secretaria Municipal da Cultura) de Porto Alegre a preparar uma ampla programação já a partir desta quinta-feira (12). Serão mais de três semanas de atividades virtuais e gratuitas, incluindo debates, saraus, mostras de arte, cinema, música e literatura.

Vale ressaltar que a efeméride é alusiva à memória de Zumbi dos Palmares, herói nacional e ícone da resistência à escravidão. Confira, a seguir, os destaques temáticos dos próximos dias (a lista completa, sujeita a alterações, pode ser conferida no site www.prefeitura.poa.br).

Programação

– Quinta-feira (12), 18h: Festival Hip Hop

As atividades começam na data em que se comemora o Dia Internacional do Hip Hop, movimento genuinamente negro, iniciado por jovens de periferia nos Estados Unidos. O coletivo Hip Hop Porto Alegre, em parceria com a Coordenação de Música da SMC, apresenta shows de RNB, Negra Daia, Us Manos, Às, Zé da Fé, Grupo Cultural Estilo Afro, Gangster e Negro Moura.

Em formato híbrido, virtual e físico, o festival terá um pequeno grupo de convidados no Teatro Renascença e será transmitido para o público pela página do Facebook da Coordenação de Música.

– Sexta-feira (13), 18h: Conversas Antirracistas – Mulheres Negras em Tempo de Pandemia. Mediação de Pryscilla Brendler Dornelles (SMC), com a entrevistada Líbia Suzana Garcia da Silva, procuradora municipal de Porto Alegre.

– De domingo (15) a segunda-feira (30): Exposição Virtual – Escritoras Negras em Destaque. A mostra ganha edição digital do Arquivo Histórico de Porto Alegre Moysés Vellinho, exaltando o protagonismo das mulheres negras na área cultural da cidade e seus arredores. A partir das histórias e principais obras de uma seleção de escritoras negras, propõe-se um um novo olhar para seus trabalhos e suas vidas.

– Terça-feira (17), 19h: Projeto Universidade Aberta – Retrato da Literatura Quando Negra. Coordenador de Literatura e Humanidades da SMC, Sergius Gonzaga conversa com a escritora Roberta Fores Pedroso, doutora em Letras.

– Quarta-feira (18), 15h: Lançamento do documentário Bailados Periféricos, que conta a trajetória do projeto de dança realizado na periferia de Porto Alegre, coordenado pela coreógrafa e professora negra Vanessa Rodrigues, responsável nos últimos 15 anos pela formação e representatividade de jovens negros na Vila Cruzeiro.

– Quinta-feira (19): Atividade comunitária, com distribuição do livro “Infância Sem Racismo”, da escritora Aline Nêglia, em três comunidades da Capital. A ação será realizada na ONG Misturaí, Vila Planetário, Cohab Cavalhada e Biblioteca Aghata Felix, no Condomínio Princesa Isabel.

– Sexta-feira (20), 18h – Festival da Música Negra Zilá Machado. Com a participação de Valeria Barcellos, Afroentes, Grupo de Choro Villa- Lobos, Glau Barros e Denizele Cardoso. Em formato híbrido, virtual e físico, o Festival terá uma pequeno público de convidados e será transmitido do Teatro Renascença através da página do Facebook da Coordenação de Música.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Acidentes de trânsito têm redução de 32% em 2020 em Porto Alegre
Faltando quatro dias para o primeiro turno, José Fortunati desistiu de concorrer à prefeitura de Porto Alegre
https://www.osul.com.br/o-dia-da-consciencia-negra-inspira-uma-intensa-programacao-cultural-em-porto-alegre-a-partir-desta-quinta/ O Dia da Consciência Negra inspira uma intensa programação cultural em Porto Alegre a partir desta quinta 2020-11-11
Deixe seu comentário
Pode te interessar