Sexta-feira, 29 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo O governo do Reino Unido apoiará testes de vacina contra o coronavírus que infectam voluntários

Compartilhe esta notícia:

O governo britânico vai investir o equivalente a R$ 244 milhões nesse projeto. (Foto: Peter Ilicciev/Fiocruz)

O governo do Reino Unido disse nesta terça-feira (20) que apoiará os testes de “desafio humano”, procedimento em que os voluntários jovens e saudáveis são infectados deliberadamente com o coronavírus, para acelerar o desenvolvimento de vacinas para a covid-19.

O governo disse que investirá 33,6 milhões de libras (cerca de R$ 244 milhões, na cotação atual) nos estudos em parceria com o Imperial College de Londres, a empresa de serviços de laboratório e testes hVIVO e a Royal Free London NHS Foundation Trust.

Se aprovados pelas agências reguladoras e pelo comitê de ética, os estudos teriam início em janeiro, com resultados esperados para maio de 2021.

Estudo

Usando doses controladas do vírus, o objetivo da equipe de pesquisa será inicialmente descobrir qual é a menor fração do vírus que é necessária para causar a infecção por covid-19 em grupos pequenos de pessoas jovens e saudáveis, com idades entre 18 e 30 anos.

Até 90 voluntários poderiam participar do estágio inicial.

“Os estudos de desafio humano podem aumentar nossa compreensão da covid-19 de maneiras únicas e acelerar o desenvolvimento de muitos novos tratamentos e vacinas em potencial”, disse Chris Chui, do Imperial College e principal pesquisador do estudo.

A porta-voz da Organização Mundial da Saúde (OMS) Margaret Harris alertou que o estudo deve ser supervisionado por um comitê de ética e que os voluntários devem ter total consentimento sobre o procedimento.

“Geralmente, esses ensaios são feitos quando temos um tratamento específico. Você aplica a vacina e depois expõe a pessoa ao vírus. Portanto, você deve garantir que todos os envolvidos entendam exatamente o que está em jogo, entendam todos os riscos”, disse a porta-voz da OMS.

Divisão de opiniões

Apoiadores de testes de desafio humano dizem que o procedimento é uma boa maneira de encurtar o processo muitas vezes demorado de se comprovar a eficácia de vacinas experimentais, mas que tenham potencial.

Já os críticos dizem que infectar deliberadamente uma pessoa com uma doença possivelmente fatal para a qual ainda não existe tratamento eficaz é antiético.

Vacina russa

O presidente do fundo que financiou os estudos da vacina Sputnik V, Kirill Dmitriev, disse que há esperanças de que a produção da vacina russa contra a covid-19 comece em dezembro no Brasil. O Instituto Gamaleya, desenvolvedor da vacina, também prometeu publicar os resultados da fase três dos testes da Sputnik V em novembro.

Dmitriev afirmou que a Rússia já começou a fazer o processo de transferência de tecnologia para uma empresa brasileira produzir a vacina russa.

Segundo o CEO, esse processo, normalmente, leva até seis meses. Entretanto, por causa da gravidade da situação, ele está sendo acelerado. “Vamos começar a entrega se tivermos a aprovação das autoridades sanitárias locais”, pontuou.

Brasil, Índia, China e Coreia do Sul são os países em que o fundo espera produção em grande escala. México e Venezuela foram citados como outros parceiros na região, e Argentina e Peru, como alvos de possíveis expansões.

Segundo o Instituto Gamaleya, a vacina garante imunidade de até dois anos contra o novo coronavírus.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

A Argentina ultrapassa a marca de 1 milhão de casos de coronavírus
Regiões italianas da Lombardia e da Campânia decidem impor toque de recolher para conter a disseminação do coronavírus
https://www.osul.com.br/o-governo-do-reino-unido-apoiara-testes-de-vacina-contra-o-coronavirus-que-infectam-voluntarios/ O governo do Reino Unido apoiará testes de vacina contra o coronavírus que infectam voluntários 2020-10-20
Deixe seu comentário
Pode te interessar