Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
19°
Thunderstorm

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil O ministro da Saúde diz que o governo federal distribuirá 11 milhões de vacinas aos estados na semana

Compartilhe esta notícia:

Queiroga informou que tentará que EUA e China enviem doses dos imunizantes. (Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, informou que o governo federal distribuirá 11 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 na semana. Segundo o ministro, que concedeu entrevista à GloboNews, as doses dos imunizantes da Astrazeneca e Coronavac estão no país e serão enviadas para os estados. O ministro não detalhou quantas doses cada estado receberá.

“Esta semana [temos] 11 milhões de vacinas. […] As vacinas que estão disponíveis, Astrazeneca, Coronavac. Elas já chegaram, vão ser distribuídas para os estados segundo critérios do Plano Nacional de Imunização [PNI]”, disse Queiroga, que passou o sábado (27) no ministério em reuniões com técnicos da pasta.

Queiroga assumiu oficialmente o ministério na última terça-feira (23) com o discurso de acelerar o ritmo da vacinação no país. O ministro voltou a afirmar que o governo pretende vacinar 1 milhão de pessoas por dia no início de abril – o mês começa na próxima quinta-feira (1°).

O ministro ainda informou que conversará nos próximos dias com autoridades dos Estados Unidos e China para viabilizar o envio de mais doses de vacinas para o Brasil. “EUA e China são parceiros importantes do Brasil, que têm um potencial de produção de vacinas. Nós estamos dialogando com eles como sempre fizemos”, afirmou o ministro.

Secretaria

O médico Marcelo Queiroga trabalhou durante o fim de semana na organização da Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à Pandemia. Essa equipe irá concentrar as ações sobre o combate à crise de covid-19 dentro do ministério. “Ação prioritária”, disse o ministro . “Durante a pandemia, teremos um núcleo dedicado.”

Queiroga disse ainda não ter definido o nome para o comando dessa secretaria. O núcleo irá atuar como uma ação complementar ao trabalho do comitê criado pelo presidente Jair Bolsonaro com demais poderes da República para o enfrentamento à crise, grupo que deve ter sua primeira reunião oficial nesta segunda-feira (29). “No momento, a prioridade é o combate à pandemia”, disse o ministro. Quando do anúncio do novo departamento, na última quarta-feira (24), Queiroga destacou que a área vai funcionar 24 horas por dia. “Sociedade requer que ministério fique de prontidão”, destacou.

Nesta segunda (29), Queiroga também participa de audiência pública, às 16h, no Congresso, na comissão temporária criada para acompanhar as ações contra a covid-19. Os parlamentares querem debater o Plano Nacional de Imunização e o cumprimento dos prazos já estabelecidos, entre outras medidas, e devem fazer uma série de questionamentos ao ministro. “O complexo é enfrentar a pandemia e o Congresso Nacional tem sido importante”, disse Queiroga sobre o evento.

Durante o fim de semana, o médico aproveitou também para pôr em prática uma determinação de Bolsonaro sobre aumentar a interlocução do Ministério da Saúde com as demais pastas do governo. No sábado (27) ele se reuniu, por videoconferência, com Paulo Guedes, momentos antes do ministro da Economia ser vacinado, e definiu a conversa como “ótima”.

Empossado há cinco dias, Queiroga tem feito a defesa do uso de máscaras de proteção e tem pedido que pessoas evitem aglomerações, um sinal de mudança de postura do governo, enquanto o Brasil passa a bater recordes diários com mais de 3 mil pessoas mortas a cada 24 horas pela covid-19.

tags: em foco

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

A autossuficiência em vacinas ainda é desafio para o País
O Ministro da Saúde corre atrás de projeto de vacinar 1 milhão de pessoas por dia. O Chile e o Uruguai superam os números do Brasil
https://www.osul.com.br/o-ministro-da-saude-diz-que-o-governo-federal-distribuira-11-milhoes-de-vacinas-aos-estados-na-semana/ O ministro da Saúde diz que o governo federal distribuirá 11 milhões de vacinas aos estados na semana 2021-03-28
Deixe seu comentário
Pode te interessar