Terça-feira, 16 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
23°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral O ministro Edson Fachin pede para retornar à Primeira Turma do Supremo

Compartilhe esta notícia:

Fachin pediu “compreensão aos ilustres colegas da Segunda Turma” por querer ser transferido. (Foto: Marcello Casal Jr./ABr)

O ministro Edson Fachin, relator da Operação Lava-Jato no STF (Supremo Tribunal Federal), formalizou nesta quinta-feira (15) o pedido para ser transferido da Segunda Turma para a Primeira Turma da Corte. Uma vaga na Primeira Turma ficará em aberto com a aposentadoria, em julho, do ministro Marco Aurélio Mello.

Em ofício enviado nesta quinta-feira ao presidente do STF, Luiz Fux, Fachin manifestou seu interesse de ocupar essa vaga caso não haja interesse de nenhum outro membro mais antigo da Corte. A preferência por antiguidade está prevista no regimento interno do Supremo.

Fachin pediu “compreensão aos ilustres colegas da Segunda Turma” por querer ser transferido. O pedido foi feito após o ministro sofrer uma série de derrotas em julgamentos no colegiado.

No mês passado, por exemplo, contra o voto de Fachin, a Segunda Turma declarou a suspeição do ex-juiz Sérgio Moro no julgamento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no caso do tríplex no Guarujá (SP), no que foi visto como um precedente que pode prejudicar diversos outros processos da Lava-Jato.

Em nota, o gabinete de Fachin disse que, mesmo sendo confirmada a transferência do ministro, a Segunda Turma deve continuar responsável por julgar “todos os processos referentes à Operação Lava-Jato”.

Pelo regimento do Supremo, mesmo transferido, Fachin permaneceria relator dos processos da Lava Jato. Dessa maneira, a operação também seguiria para a Primeira Turma, permanecendo na Segunda Turma apenas os julgamentos que já tenham sido iniciados lá, segundo o entendimento de técnicos da Corte. Eles avaliam, contudo, ser possível também que todo o acervo da operação seja redistribuído a um novo relator. A questão segue em discussão internamente na Corte.

Fachin já fez parte da Primeira Turma do STF, mas foi transferido para a Segunda Turma na vaga aberta com a morte do primeiro relator da Lava Jato no Supremo, ministro Teori Zavascki, que morreu em 2017 em um acidente aéreo.

Cada turma do Supremo é composta por cinco ministros. Os colegiados foram criados em 2008 para agilizar a tramitação de processos, sendo responsáveis por julgar ações como habeas corpus, agravos e ações penais, entre outras.

Desde outubro do ano passado, contudo, a competência para julgar processos criminais foi remetida de volta ao plenário. As informações são da Agência Brasil.

tags: em foco

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

Ex-ministro da Saúde, Pazuello torna-se o primeiro general de Bolsonaro processado pelo Ministério Público Federal
A Polícia Federal substitui delegado que desobedeceu portaria da Procuradoria-Geral da República
https://www.osul.com.br/o-ministro-edson-fachin-pede-para-retornar-a-primeira-turma-do-supremo/ O ministro Edson Fachin pede para retornar à Primeira Turma do Supremo 2021-04-15
Deixe seu comentário
Pode te interessar