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Porto Alegre O prazo para aderir ao pagamento parcelado do IPTU em Porto Alegre vai até esta segunda

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Os contribuintes de Porto Alegre que optaram pelo pagamento parcelado do IPTU 2021 poderão fazê-lo em até dez vezes, com o primeiro vencimento nesta segunda-feira (8). As guias foram entregues pelo correio na segunda quinzena de fevereiro. O documento de arrecadação também pode ser acessado no site da prefeitura, mediante informação da inscrição do imóvel, ou solicitado pelo telefone 156, selecionando a opção 4.

Conforme o secretário Municipal da Fazenda, Rodrigo Fantinel, o recolhimento fora dos prazos onera o contribuinte e é prejudicial para o Município. “Observar o prazo do dia 8 é o que aconselhamos”, disse. Do total dos valores arrecadados do IPTU, pelo menos 25% são destinados à educação e 15% aplicados em saúde, conforme a Constituição, e o restante utilizado em serviços prestados pela prefeitura à população.

As guias são enviadas mensalmente para o endereço cadastrado ou para o endereço de correspondência informado. Para aderir ao parcelamento, a primeira parcela deve ser paga até o dia 8 de março. Se a primeira parcela do parcelamento não for paga até o dia 8 de março, todo o lançamento é inscrito em dívida ativa automaticamente, incidindo multa e juros.

As parcelas vencem sempre no dia 8 de cada mês. Quando não houver expediente bancário nesse dia, o vencimento será adiado para o próximo dia útil. Para facilitar o pagamento em dia, a Secretaria da Fazenda indica o débito em conta. Este ano, também foi disponibilizado ao contribuinte pagar com o cartão de crédito.

O pagamento deve ser feito na rede bancária conveniada com a prefeitura (Caixa Econômica Federal, Banrisul, Banco do Brasil, Bradesco, Itaú, Santander, Sicredi e Banco Original) e lotéricas.

Canais

A Secretaria Municipal da Fazenda informa que está preparada para atender os cidadãos que buscam regularizar suas pendências tributárias com o município, bem como obter serviços como certidões, baixas e realização de protocolos diversos.

A partir da chegada da pandemia o órgão colocou à disposição o Portal de Serviços, por meio do qual já realizou mais de 90 mil atendimentos, como emissão de certidões, recursos, obtenção de senhas de acesso, inscrição e baixa de empresas e resolução de dúvidas em geral.

Pelo WhatsApp é possível solicitar o envio de segunda via da guia de pagamento e realizar parcelamentos. Mais de 58 mil atendimentos já foram realizados por este canal, trazendo agilidade e simplificando o acesso à Loja de Atendimento.

Se o cidadão tiver uma pendência tributária com a Fazenda, ele mesmo pode efetuar o parcelamento da sua dívida, através do Parcelamento On-line, sistema que permite a realização de parcelamentos em até 36 vezes sem a necessidade de contatar a Secretaria. Além destes canais, há o atendimento pelo 156 – opção 4.

Todos os atendimentos podem ser realizados sem o deslocamento à sede da Secretaria da Fazenda, com agilidade e segurança para os cidadãos e suas famílias.

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