Sexta-feira, 29 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, elogiou a reunião de cúpula e disse que a Guerra da Coreia terminou

Compartilhe esta notícia:

Americanos haviam enviado funcionário graduado ao país. (Foto: Reprodução)

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, elogiou nesta sexta-feira (27) o histórico encontro entre o ditador da Coreia do Norte, Kim Jong-un, e seu homólogo sul-coreano, Moon Jae-in, e declarou que a guerra na Península terminou.

“A guerra da Coreia TERMINOU! Os Estados Unidos e todo seu GRANDE povo deveriam estar muito orgulhoso do que está acontecendo agora na Coreia”, escreveu o magnata em sua conta no Twitter.

Em um outro tuíte, o norte-americano ressaltou que o encontro acontece depois de um ano “furioso de lançamentos de mísseis e testes nucleares”.

“Boas coisas estão ocorrendo, mas apenas o tempo dirá”, escreveu o magnata em sua conta no Twitter.

Nesta sexta, Kim e Moon comprometeram-se em assinar um acordo para realizar a desnuclearização da Península Coreana, abrindo um nova era de paz entre os países.

Dias atrás Trump elogiou o diretor da CIA, Mike Pompeo, indicado por ele para o cargo de secretário de Estado. Ele visitou a Coreia do Norte recentemente e se encontrou com o líder Kim Jong Un, com o qual desenvolveu um “bom relacionamento”, disse Trump.

China também elogiou

A China elogiou nesta sexta-feira o comunicado conjunto das Coreias do Norte e do Sul após os líderes dos dois países terem prometido trabalhar pela completa desnuclearização da península coreana e para declarar o fim oficial da Guerra da Coreia (1950-53).

O país declarou que espera que todas as partes possam manter o ambiente de diálogo e possam promover conjuntamente uma resolução política para a questão da península coreana, disse o Ministério de Relações Exteriores chinês em comunicado. A China também espera desempenhar um papel pró-ativo nesse sentido.

Encontro histórico

Pela primeira vez, um líder do Norte pisou em solo do Sul. O gesto ocorreu antes do início de reunião de cúpula histórica entre as duas Coreias para debater desnuclearização da península.O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, cruzou a linha de demarcação militar que divide a Península Coreana para participar de uma histórica cúpula com o presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in.

Kim passou a ser o primeiro líder norte-coreano a pisar no solo da Coreia do Sul desde o fim da Guerra da Coreia, em 1953.

Os líderes se cumprimentaram na zona desmilitarizada entre os dois países. O aperto de mão deu-se em cima da linha divisória, com ambos os líderes sorridentes e com o presidente da Coreia do Sul a dizer ao seu homólogo: “Estou feliz por vê-lo.”

Num gesto não previsto, Kim então tomou Moon pelas mãos e o levou para o lado norte da fronteira que separa os dois países, num momento de descontração antes do início da histórica cúpula.

Ao encontrar-se na divisa, Moon disse: “Você veio para o sul, eu me pergunto quando posso ir para o norte.” Kim respondeu: “Talvez agora seja uma boa hora para você vir”, e o levou pelas mãos para o lado norte da demarcação, em um gesto que não estava previsto, segundo explicou o porta-voz presidencial de Seul.

“Foi uma decisão muito corajosa de sua parte vir até aqui”, afirmou Moon. Ele acrescentou que os dois líderes “estavam fazendo história”.

A cúpula ocorre na chamada Peace House, na vila de barracões azuis de Panmunjom, dentro da zona desmilitarizada. Na primeira parte, os dois líderes falaram sobre a possível desnuclearização do regime de Pyongyang e sobre a melhora das relações bilaterais, afirmou um porta-voz de Seul.

Pelo Norte, participam do encontro também a irmã de Kim, Kim Yo-jong, cinco outros integrantes do politburo e os dois mais altos representantes militares.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Porto de Rio Grande registra recorde de movimentação de cargas no primeiro semestre deste ano
No Rio, presidente do Comitê Olímpico Internacional diz acreditar que os brasileiros resolverão todos os problemas e que a Olimpíada será “fantástica”
https://www.osul.com.br/o-presidente-dos-estados-unidos-donald-trump-elogiou-a-reuniao-de-cupula-e-disse-que-a-guerra-da-coreia-terminou/ O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, elogiou a reunião de cúpula e disse que a Guerra da Coreia terminou 2018-04-27
Deixe seu comentário
Pode te interessar