Sexta-feira, 24 de outubro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral O vice-presidente Hamilton Mourão quer levar embaixadores da Europa à Amazônia

Compartilhe esta notícia:

Para 2022, Mourão tem avaliado ser candidato à Câmara dos Deputados ou ao Senado Federal pelo Rio Grande do Sul.(Foto: Romério Cunha/VPR)

Após receber carta de países europeus preocupados com o desmatamento da floresta amazônica, o vice-presidente Hamilton Mourão afirmou na quarta-feira (16) que pretende levar embaixadores europeus e de outros países à região.

O documento, em que países afirmam que o aumento no desmatamento dificulta a compra de produtos brasileiros por consumidores europeus, foi enviado na terça-feira pela Parceria das Declarações de Amsterdã, grupo formado por Alemanha, que atualmente preside a organização, Dinamarca, França, Itália, Holanda, Noruega e Reino Unido.

Segundo Mourão, o Itamaraty vai conversar com o embaixador alemão e, caso seja necessário, com os representantes de outros países que compõem o grupo.

Na carta, eles colocam os representantes deles à disposição para o diálogo, aí nós estamos planejando aquela viagem à Amazônia. Vai ser feita no final de outubro”, explicou, acrescentando que a ideia é levar embaixadores de outros países, além dos que integram a Parceria, para não “ficar uma coisa tendenciosa”.

O vice-presidente disse que a carta teve teor semelhante a outras já recebidas pelo governo brasileiro nos últimos meses. Segundo ele, o documento não tem “um tom agressivo, nada disso”.

Isso não são investidores. São países. Vocês têm que entender o seguinte: faz parte da estratégia comercial dos países europeus esta questão da cadeia de suprimentos. Isso é uma barreira. Existem barreiras tarifárias e não-tarifárias, então, isso daí a gente tem que fazer a negociação não só comercial, mas diplomática, como ambiental também”, comentou.

Mourão também comentou a carta recebida pelo governo brasileiro elaborada por representantes do agronegócio, setor financeiro e de ONGs de defesa do meio ambiente. O vice-presidente disse que conversou com o grupo e que os pontos colocados na carta são “importantes”.

Os pontos que eles estão colocando ali são pontos importantes, principalmente o número um, que é a questão da recuperação da capacidade operacional, ele toca especificamente Ibama, ICMBio e Funai. O ministro Salles já está trabalhando nisso”, afirmou.

Ele disse ainda que pretendia se reunir com o diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Na terça-feira, Mourão afirmou que um “opositor” do governo dentro do instituto estava divulgando dados negativos do desmatamento.

O desmatamento na Amazônia brasileira saltou 34,5% nos 12 meses até julho, ano-calendário oficial que o Inpe usa para medir o desmatamento anual da floresta, segundo dados preliminares.

Ambientalistas culpam as políticas do presidente Jair Bolsonaro, que defende a exploração econômica da região, por incentivar madeireiros ilegais e grileiros a destruírem a floresta. Bolsonaro diz que a exploração econômica é necessária para tirar a região da pobreza.

Nesta quinta-feira (17), Bolsonaro disse que o Brasil “está de parabéns” pela forma com que preserva o meio ambiente. Em discurso durante inauguração de usina de energia solar na Paraíba, Bolsonaro afirmou que o Brasil é o país que mais preserva o meio ambiente e, ao mesmo tempo, sofre ataques internacionais na questão ambiental.

O Brasil é o país que mais preserva o meio ambiente. E é o país que mais sofre ataques vindos de fora no tocante ao seu meio ambiente. O Brasil está de parabéns da maneira como preserva esse seu meio ambiente”, discursou o presidente. As informações são do jornal O Globo e da agência de notícias Reuters.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

Anitta fala sobre cirurgias plásticas, música e depressão: “Consegui sair desse buraco”
Flávia Alessandra fala da volta ao trabalho e da relação com as filhas
https://www.osul.com.br/o-vice-presidente-hamilton-mourao-quer-levar-embaixadores-da-europa-a-amazonia/ O vice-presidente Hamilton Mourão quer levar embaixadores da Europa à Amazônia 2020-09-17
Deixe seu comentário
Pode te interessar