Quinta-feira, 31 de outubro de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Tecnologia O WhatsApp testa ferramenta para evitar as correntes e as notícias falsas no aplicativo

Compartilhe esta notícia:

A propagação de notícias falsas pelo WhatsApp já trouxe dores de cabeça para a empresa. (Foto: Reprodução)

O WhatsApp está testando um novo recurso para evitar correntes enviadas dentro do aplicativo, de acordo com o site de tecnologia TechCrunch. A ferramenta seria mais uma tentativa de evitar a viralização de notícias falsas por meio de aplicativos de mensagens. A medida foi descoberta uma semana depois que o Facebook, que é dono do WhatsApp, anunciou que vai priorizar conteúdo de amigos e família, em vez de notícias, na rede social.

Na prática, quando um usuário tentar enviar uma mensagem que já foi encaminhada muitas vezes, o WhatsApp poderá encaminhar um aviso de que aquela informação já foi replicada em uma quantidade de vezes maior que o normal. Uma mensagem semelhante também é enviada para quem recebe a corrente.

Segundo o TechCrunch, a funcionalidade ainda está em fase de desenvolvimento e não bloqueia a tentativa de envio, apenas informa o usuário sobre o risco de ser um boato. Ainda não há informações se o WhatsApp planeja liberar a função para todos os usuários. O WhatsApp não comentou a publicação.

Reação

A propagação de notícias falsas pelo WhatsApp já trouxe dores de cabeça para a empresa. Casos registrados na Índia, por exemplo, dão conta de que rumores provocados dentro do aplicativo causaram mortes e feridos e aumentam a tensão entre castas religiosas.

No ano passado, o Facebook publicou anúncios de páginas inteiras em jornais do país explicando aos usuários como identificar uma corrente de notícias falsas. Movimento semelhante foi feito pela empresa na Europa, pouco antes das eleições de 2017.

Remoção de administradores

Usuários do WhatsApp Beta já estão testando uma novidade para que participantes de um grupo deixem o “cargo” de administrador sem precisar sair dele. Hoje, para que seja feita a remoção de um administrador, ele precisa sair do grupo e ser adicionado novamente por outra pessoa.

O recurso vem sendo desejado pelos usuários há algum tempo e, finalmente, o WhatsApp decidiu colocar a ideia em prática. Ainda não se sabe quando a função será disponibilizada para todos os usuários, mas o WhatsApp vem apresentando mudanças significativas na usabilidade do app nos últimos meses. Entre as novidades mais recentes estão a possibilidade de ouvir o áudio antes de enviá-lo e deletar uma mensagem já enviada.

Cópia maliciosa do Telegram

Um aplicativo batizado de “Teligram” circulou por um tempo na Google Play Store e enganou muitos usuários. Segundo a empresa de segurança Symantec, o aplicativo foi criado com base no código aberto do Telegram e desenvolvido apenas com o intuito de ganhar dinheiro.

O Teligram era encontrado na loja de aplicativos da Google acompanhado dos dizeres “[NEW VERSION UPDATED]” e contava com muitas semelhanças em comparação ao app original, o Telegram, apenas com uma leve diferença na logo e a troca de um “e” por um “i” na grafia. Baixando o Teligram, o usuário também percebia semelhanças no design da tela e na sua funcionalidade.

A cópia maliciosa possui anúncios do que a versão original. O Telegram mostra os ads no topo da tela, sem atrapalhar a usabilidade do usuário, enquanto o Teligram os exibia em tela cheia.

Apesar de muitas vezes o aplicativo ter apenas o objetivo de arrecadação com anúncios, o uso não é indicado. De acordo com a Symantec, os desenvolvedores do Teligram desenvolveram malwares dentro do código aberto do aplicativo para enganar os usuários e, assim, gerar monetização, mas há quem desenvolva malwares com objetivos diferentes e mais perigosos.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Tecnologia

O Google removeu aplicativos e jogos que exibiam anúncios pornográficos
Ataque hacker é a grande preocupação dos empresários brasileiros
https://www.osul.com.br/o-whatsapp-testa-ferramenta-para-evitar-as-correntes-e-as-noticias-falsas-no-aplicativo/ O WhatsApp testa ferramenta para evitar as correntes e as notícias falsas no aplicativo 2018-01-16
Deixe seu comentário
Pode te interessar