Sábado, 03 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 7 de março de 2016
No segundo dia da Expodireto Cotrijal (8/3), a programação do SENAR-RS terá como tema central as grandes culturas. As atividades irão apresentar as vantagens do manejo correto do solo, técnicas adequadas na aplicação de defensivos agrícolas e também a importância do refúgio para as culturas da soja e milho.
O espaço estará aberto das 9h às 17h, com entrada franca ao público, no estande do Sistema Farsul e programa Juntos para Competir, na feira.
Em formato de talkshow, serão realizadas quatro oficinas técnicas, duas oficinas gastronômicas e uma palestra. Através das ações, o SENAR exibirá uma amostra dos cursos oferecidos no RS em parceira com Sindicatos Rurais e Sindicatos dos Trabalhadores Rurais.
Técnicos da instituição estarão no espaço para orientar os visitantes e esclarecer dúvidas a respeito do tema central. Um dos assuntos abordados no dia serão as vantagens da rotação de cultivares na propriedade, como milho e o feijão na entressafra da soja ou trigo. A iniciativa colabora para o enriquecimento e proteção do solo a partir do material orgânico gerado por estas espécies. A palestra do dia, chamado Momento X da Questão, terá o comando de um especialista convidado, que irá abordar o manejo integrado de pragas.
As oficinas gastronômicas ocorrerão na cozinha montada no palco central do estande. O público poderá acompanhar a preparação de pratos feitos a partir de grandes cultivares – trigo, milho e soja. Serão apresentadas as receitas de hambúrguer de proteína texturizada de soja, pão integral de trigo e maionese de milho verde.
Programação – 08 de março
9h – Oficina Técnica – Rotação de culturas
10h – Oficina Técnica – Boas Práticas Agrícolas – Tecnologia de Aplicação
11h – Momento X da Questão – Palestra Proteção de Plantas.
12h – Oficina Gastronômica
14h – Oficina Técnica – Resistência de plantas a herbicidas
15h – Oficina Técnica – Refúgio
16h – Oficina Gastronômica
Voltar Todas de Expodireto Cotrijal