Quarta-feira, 22 de maio de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Armando Burd Onde fica a solidariedade?

Compartilhe esta notícia:

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Tão autoritária quanto à invasão de escolas é a decisão de alunos de impedir que seus colegas façam as provas do Enem. A tática é clara: querem a retirada à força pela Polícia. Se alguns forem agredidos, posarão de vítimas para garantir manchetes.

SÃO PAULO NÃO PARA

Depois do prefeito eleito João Dória, hoje o governador Geraldo Alckmin se encontra em Buenos Aires com o presidente Mauricio Macri. É a célebre corrida atrás de investimentos. Assessores do Palácio Piratini fazem contatos com a Casa Rosada para trilhar o mesmo caminho.

NÃO ESCAPAM

Surge mais uma prova de que todos são iguais perante a dívida pública. Recém nascidos no Rio de Janeiro já podem sair da maternidade com o número de CPF. O projeto vai se espalhar pelo País através de convênio com a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais.

QUANTO

Cada criança que nasce no País registra 26 mil reais negativos em sua conta. O valor toma por base o total da dívida pública rateado pelo número de habitantes.

RETRATO DA PENÚRIA

Não basta mais o pagamento de impostos. O Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro publicou edital, terça-feira, com chamada pública para que empresas privadas ajudem a Polícia Civil com doações e serviços.

VALE TUDO

A Assembleia analisa projeto do deputado estadual Ronaldo Santini que cria o Fundo de Segurança Pública. Permite que empresas façam a transferência de recursos para manutenção de órgãos da segurança pública. A quantia, abatida do recolhimento do ICMS, deixaria de passar pelo Tesouro do Estado, tendo aproveitamento bem visível.

POUCO EFEITO

Para conter os números trágicos do trânsito, o governo resolveu atacar o bolso. Como os motoristas irresponsáveis sabem que o contingente de policiamento é reduzido, continuarão cometendo as mesmas infrações.

CONFIANÇA DO MERCADO

Em 1982, quando veio a Porto Alegre, o ministro do Planejamento, Delfim Neto, anunciou o projeto de repatriação de depósitos de brasileiros em bancos estrangeiros. Não foi adiante. Só agora tomou corpo, fazendo com que 50 bilhões e 900 milhões de reais em impostos e multas entrem nos cofres públicos. Já cogitam a reabertura do processo para o ingresso de mais dinheiro.

NÃO ENTROU

O Rio Grande do Sul ficou fora de processo movido por 12 Estados que reclamam, no Supremo Tribunal Federal, fatia maior dos recursos não declarados por brasileiros mantidos no exterior.

RÁPIDAS

* Acréscimo de qualidade: para o Conselho de Orientação do futuro governo municipal, o PP indicará Jair Soares, João Dib e Guilherme Villela.

* Alguns candidatos não entenderam que terminou a temporada de semeadura de ódios.

* Próxima guerra no PMDB: Eunício Oliveira X Romero Jucá pela presidência do Senado.

* Placar do Supremo Tribunal Federal: estão na fila 77 mil processos para serem julgados por 11 ministros. Retrato do País em que tudo é judicializado.

* Sessão Nostalgia: “O governo brasileiro quer baixar juros e reduzir gastos públicos.” Ano da publicação: 1983.

* Do manual dos eleitos pela primeira vez: a posteridade chega para todos.

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Armando Burd

Governo aumenta para R$ 2.400 gratificação de retorno dos policiais
Collor 2.0
https://www.osul.com.br/onde-fica-a-solidariedade/ Onde fica a solidariedade? 2016-11-03
Deixe seu comentário
Pode te interessar