Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Organização Indígena questiona laudo sobre morte de cacique Emyra Waiãpi



Compartilhe esta notícia:

O corpo do cacique morto foi encontrado no último dia 23. (Foto: Divulgação Portal IPHAN/Reprodução Agência Brasil)

Após a Polícia Federal (PF) divulgar uma nota, na última sexta-feira (16), informando que o resultado preliminar do exame necroscópico do cacique Emyra Waiãpi não registrava nenhum ferimento, a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) questionou a conclusão dos peritos da Polícia Técnica do Amapá. De acordo com o laudo, a causa da morte do cacique seria afogamento.

A entidade pede que as investigações sejam realizadas de maneira séria e responsável para que seja evitado mais derramamento de sangue. O cacique foi encontrado morto no dia 23 de julho, na Terra Indígena Waiãpi, no oeste do Amapá. Ainda no final do mês passado, índios denunciaram às autoridades públicas que garimpeiros invadiram a terra indígena e que o cacique foi morto durante a invasão. O Conselho das Aldeias Waiãpi-Apina, que é composto por líderes de todas as aldeias da terra indígena, afirmou que o cacique havia sido morto de forma violenta.

A Polícia Federal aguarda o laudo complementar toxicológico, que deve ficar pronto no próximo mês. De acordo com a Apib, as informações veiculadas pela Polícia Federal contradizem os testemunhos dos índios sobre a região ter sido invadida por homens armados.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Bolsonaro se reúne com Moro após receber projeto de abuso de autoridade


Nova cafeteria no Museu do Festival de Cinema de Gramado
https://www.osul.com.br/organizacao-indigena-questiona-laudo-sobre-morte-de-cacique-emyra-waiapi%e2%80%a8%e2%80%a8/ Organização Indígena questiona laudo sobre morte de cacique Emyra Waiãpi

 2019-08-19
Deixe seu comentário
Pode te interessar