Sexta-feira, 17 de maio de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Esporte Pai de campeão olímpico é denunciado por violência doméstica contra filho

Compartilhe esta notícia:

O atleta Jakob Ingebrigtsen e dois de seus irmãos, Henrik e Filip, também atletas, chocaram o mundo ao acusar o pai de violência. (Foto: Reprodução)

A polícia norueguesa anunciou nessa segunda-feira (29) uma denúncia contra Gjert Ingebrigtsen – pai e antigo treinador da estrela do atletismo Jakob Ingebrigtsen, campeão olímpico dos 1.500 m – por violência doméstica contra um dos seus sete filhos.

O atleta e dois de seus irmãos, Henrik e Filip, também atletas, chocaram o mundo ao publicarem um artigo na imprensa em que acusavam o pai de violência.

“Crescemos com um pai muito agressivo e autoritário, que recorreu à violência física e a ameaças durante a criação”, escreveram numa coluna do jornal norueguês Verdens Gang (VG), admitindo que ainda sentiam “desconforto” e “medo”.

A polícia abriu uma investigação, considerando as sete crianças (seis rapazes e uma moça) como potenciais vítimas, embora Gjert Ingebrigsten tenha sempre negado as acusações.

Maus-tratos

Nessa segunda-feira, a polícia informou que Gjert Ingebrigtsen foi acusado de maus-tratos a um deles, sem maiores detalhes.

Uma fonte próxima ao caso informou que esta decisão não tem relação com os três atletas, mas sim, com o mais novo dos irmãos, a quem seu pai teria insultado, ameaçado e espancado entre 2018 e 2022.

Questionada pela agência de notícias AFP, a inspetora Therese Braut Vage, responsável pela investigação, não quis confirmar esta informação.

Falta de provas

A polícia afirmou ter retirado as acusações contra o pai relativamente aos seus outros seis filhos, quer por falta de provas, quer porque os fatos já tinham prescrito.

Os irmãos foram treinados pelo pai Gjert até as Olimpíadas de Tóquio em 2021, encerrando a colaboração após o evento em que Jakob conquistou o ouro.

Jakob Ingebrigtsen, de 23 anos, é o mais bem-sucedido e o mais jovem dos três irmãos, com o título de bicampeão mundial nos 5.000m em 2022 e 2023.

Seus irmãos Henrik, 32, e Filip, 30, foram campeões europeus dos 1.500m em 2012 e 2016.

Tensão entre irmãos

Concluída a separação dos filhos, Gjert Ingebrigtsen começou a treinar outro atleta norueguês, Narve Gilje Nordas, causando tensão entre o esportista e os três irmãos e dentro da federação norueguesa de atletismo.

O Comitê Olímpico Norueguês já informou que não credenciará Gjert para os Jogos de Paris-2024, assim como não o fez para o Campeonato Mundial de Atletismo realizado em Budapeste no ano passado. As informações são da agência de notícias AFP.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Esporte

Na liga norte-americana, Messi dá show e marca dois gols. Suárez também estufa a rede
Confederação Brasileira de Futebol tem superávit milionário e crescimento recorde na arrecadação; veja valores
https://www.osul.com.br/pai-de-campeao-olimpico-e-denunciado-por-violencia-domestica-contra-filho/ Pai de campeão olímpico é denunciado por violência doméstica contra filho 2024-04-29
Deixe seu comentário
Pode te interessar