Sexta-feira, 29 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Armando Burd Para simplificar e não complicar

Compartilhe esta notícia:

Na avaliação de Padilha, se o Congresso não aprovar a reforma, o governo terá de encontrar alternativas para não descumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal. (Foto: Divulgação)

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

O noticiário deu pouco destaque a um acontecimento em Brasília, sexta-feira: a criação do Conselho Nacional de Desburocratização com a coordenação do ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha. A estimativa é de que, com as medidas em estudo, será reduzido de 400 para 80 horas ao mês o tempo que as empresas dedicam às rotinas burocráticas. Entre elas, obrigações tributárias e fiscais como atualização de cadastros, preenchimento de livros de registros, impressão de guias e lançamento de dados.

Quando entrar em vigor, o novo sistema favorecerá 8 milhões de empresas, 80 mil escritórios de Contabilidade, além de 6 mil repartições governamentais.

É preciso simplificar a gestão pública para melhorar a qualidade dos serviços, agilizar procedimentos e avançar na era digital.

NÃO É A PRIMEIRA VEZ

De 1979 a 1986, funcionou o Ministério da Desburocratização. O primeiro a exercer o cargo foi Hélio Beltrão, sucedido por João Geraldo Piquet Carneiro e Paulo Lustosa. Durante a existência do ministério, houve a formalização dos Juizados de Pequenas Causas, que surgiram na cidade de Rio Grande, em 1982, por iniciativa do juiz e depois desembargador Antônio Tânger Jardim. O Estatuto de Microempresa foi outro resultado.

EM BUSCA DO SEGREDO

Dois assessores do Palácio Piratini passaram a acompanhar o que acontece em Goiás: em seu quarto mandato como governador, Marconi Perillo paga em dia os funcionários públicos, os fornecedores de produtos e os prestadores de serviços.

HÁ UMA SAÍDA

Discutem, brigam, denunciam, acusam e revidam sobre temas políticos e corrupção. Não será a quantidade atordoante de ilegalidades, cinismos e malfeitos que encaminhará soluções para a crise do desemprego. A fatia sã dos políticos deveria estabelecer uma trégua, como ocorreu em outros momentos da História brasileira, e buscar um pacto para enfrentar o desemprego, o maior problema do País.

VELHO HÁBITO

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, não se constrange em ameaçar com o aumento de impostos. Para quem está no poder é simples: para cumprir o objetivo da meta fiscal, basta atacar o bolso dos contribuintes. Qualquer outra fórmula, concluem sempre, dá muita dor de cabeça.

REQUER HABILIDADE

O salto twist, conhecido como uma pirueta de giro em torno de si, é acompanhado com grande interesse nas competições olímpicas. A modalidade do duplo twist carpado mostra agilidade incomum. O atleta deve pular o mais alto possível, permanecendo maior tempo no ar. Assim, armazena maior quantidade de movimento angular, podendo realizar as rotações da acrobacia.

É a manobra que políticos, envolvidos em denúncias, treinam agora para escapar das denúncias e condenações.

REGIME FECHADO

Admiradores brasileiros vão aplaudir: no dia 30 deste mês, quando for votada a realização manipulada da Assembleia Constituinte, a Venezuela completará o longo processo de transformação autoritária. Cairão as prerrogativas dos poderes e os limites que ainda subsistem dentro do regime. O Congresso, em mãos opositoras, será desativado, assim como a Promotoria-Geral, que vem discutindo o caminho autocrático do regime chavista.

O MUNDO GIRA

Em 1997, a vitória dos trabalhistas no Reino Unido e dos socialistas na França era o prenúncio de uma reviravolta política. Dez anos depois, mudou tudo.

ONDE E QUANDO

Do Oiapoque ao Chuí, políticos tomam precauções: só conversam com empresários e lobistas à luz do dia e no horário comercial.

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Armando Burd

Movimento Dória-Brasil
Fatos históricos do dia 2 de julho
https://www.osul.com.br/para-simplificar-e-nao-complicar/ Para simplificar e não complicar 2017-07-02
Deixe seu comentário
Pode te interessar