Terça-feira, 30 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
21°
Thunder

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Armando Burd Para tirar qualquer dúvida

Compartilhe esta notícia:

Plenário vai lotar hoje

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

A melhor saída para o Imbróglio do Ano foi dada por líderes de 14 partidos da Câmara dos Deputados: convocar para hoje sessão extraordinária, tendo como pauta única o julgamento do ato do presidente Waldir Maranhão, que anulou a admissibilidade do processo de impeachment.

A decisão solitária, sem consultar a mesa diretora e assessores jurídicos, comprova que foi manipulado.

PÓDIO OU CLÍNICA

Maranhão terá dois caminhos: sai consagrado, tornando-se virtual candidato a governador ou volta à sua clínica de Medicina Veterinária em São Luiz. Com 66 mil e 274 votos, ficou em 13º lugar entre 18 eleitos para Câmara em 2014, representando o Estado do Maranhão.

DE CINEMA

Havia a impressão, no começo da tarde de ontem, de que estava sendo montado em Brasília o cenário para refilmagem da comédia Deu a Louca no Mundo. Produzido por Hollywood em 1963, tornou-se grande sucesso de bilheteria. O ator principal foi Spencer Tracy, que não usava bigode.

REI DA TROCA

O PP vai submeter Maranhão ao Conselho de Ética e expulsá-lo. Não terá muita relevância. Para Sua Excelência, o carrossel gira desde 1985 em conformidade com interesses do momento. Começou no PDT e não parou mais: PSB, PTB e PSB. Até aportar no PP.

O PSDB força outra frente, exigindo a cassação do mandato.

BAIXA INSTRUÇÃO

O episódio Maranhão comprova: 1) a glória às vezes sobe à cabeça por um elevador enguiçado. 2) faltam Escolas de Gestão Pública no País para habilitar quem deixa atividades privadas para entrar na Política e exercer mandatos em Brasília.

JOGO POLÍTICO

O presidente do Senado, Renan Calheiros, também resolveu valorizar o passe e conseguiu. Inclui na pauta, antes da votação da admissibilidade do processo de impeachment da presidente Dilma, a cassação do senador Delcídio do Amaral. Há uma tendência para que a punição seja a suspensão do mandato por três meses.

PARA AMENIZAR

Alguma aeromoça criativa e bem humorada, antes da decolagem de um dos voos a Brasília, poderia anunciar: “O país tem saídas de emergência na frente e em cima das asas. Em caso de ter ao lado o deputado Maranhão, os coletes de salva-vidas estão abaixo dos assentos.”

SEM BARREIRAS

Ao aprovar hoje o projeto de concessões rodoviárias, a Assembleia Legislativa dará carta branca ao Executivo, ficando sem chance de avaliar trecho a trecho.

BRIGA POR DINHEIRO

Pouco antes de se encerrar o expediente no Palácio Piratini, ontem, chegou a notícia que estava sendo acompanhada por assessores: alegando risco de grave lesão à ordem econômica, o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro suspendeu a liminar que determinava o arresto de 1 bilhão e 500 milhões de reais do Estado para o pagamento dos salários de abril aos servidores.

O temor é de que a medida pudesse ser aplicada no Rio Grande do Sul.

RÁPIDAS

* Há partidos que definiram a tática: discutir exaustivamente. Quando chegarem à exaustão, adotarão medidas.

* Do manual de campanha: o que dizem nunca é tão importante quanto o que vem a ser ouvido sem querer.

* Fora da presidência da Câmara, Eduardo Cunha ensaia sua participação na minissérie Peso do Ódio.

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Armando Burd

Depois de dizer que Pelotas é “exportadora de viados”, agora Lula diz que produtores rurais “são caloteiros”
Poderes tentam a difícil harmonia dos números
https://www.osul.com.br/para-tirar-qualquer-duvida/ Para tirar qualquer dúvida 2016-05-09
Deixe seu comentário
Pode te interessar