Sábado, 27 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Acontece Parceria entre ThyssenKrupp Elevadores e Pão dos Pobres completa três anos com bons resultados

Compartilhe esta notícia:

Fundação Pão dos Pobres
A Fundação O Pão dos Pobres integra a lista das 100 melhores ONGs do Brasil, elaborada pela revista Época e pelo Instituto Doar. (Foto: divulgação)

Será realizada na sexta-feira (18), às 19 horas, no auditório da Fundação O Pão dos Pobres de Santo Antonio, na Capital, a formatura da 3ª turma do curso de extensão de Eletromecânica de Elevadores. Uma parceria da Fundação e a ThyssenKrupp Elevadores, o curso profissionalizante está completando três anos com bons resultados. Desde 2013, quando a primeira turma foi formada, 30 jovens foram capacitados na área técnica de elevadores e já atuam profissionalmente, sendo que 13 foram contratados pela ThyssenKrupp Elevadores.

A oportunidade de ingressar no mercado de trabalho é o diferencial do curso que vem quebrando também paradigmas. Dos jovens capacitados, cinco são do sexo feminino, revelando assim, que ao contrário do que se imagina, é possível criar oportunidades para inclusão de mulheres em uma área que tradicionalmente era ocupada somente por homens.

Este ano, 11 jovens realizaram o curso que tem duração de seis meses. A grade prevê aulas teóricas e práticas, a partir de dois elevadores-escola instalados na Fundação, doados pela empresa. Todos os alunos recebem uma bolsa-auxílio durante o curso para se dedicarem às aulas.

Para o Vice-presidente de Serviços da ThyssenKrupp Elevadores, Paulo Manfroi, essa iniciativa consegue alinhar os objetivos da instituição, dos alunos, da empresa e da sociedade. “Todos saem ganhando, pois estamos criando oportunidades para a formação de profissionais qualificados que atendem às necessidades do mercado de trabalho e ao mesmo tempo formando cidadãos que terão condições no futuro de colaborar com os propósitos da própria instituição. Cria-se, assim, um círculo virtuoso que só faz bem para a sociedade”.

O Gerente Socioeducativo da Fundação, João Rocha, avalia que a parceria que une uma empresa sólida no mercado com uma instituição com expertise em profissionalizar jovens em situação de risco social é de fundamental importância para a sociedade. “A transformação de vida desses jovens se dá na perspectiva de construção de sonhos e possibilita que esses sonhos sejam alcançados. A concretude do sonho se dá na capacitação profissional e na potencialização de um emprego. Juntos, estamos transformando vidas, construindo recomeços, transformando jovens sem perspectiva em cidadãos com dignidade”, afirma.

Histórias de superação

O processo de seleção para o curso de Eletromecânica de Elevadores é bem disputado. Por ano, são mais de 50 candidatos para as dez vagas oferecidas. Para conquistar uma delas, os jovens precisam preencher alguns pré-requisitos e passam por testes teóricos e práticos.

Segundo Edison Moraes, professor do curso, ao longo do tempo a metodologia foi sendo aperfeiçoada, a partir da realidade dos alunos. “No início, eu pensava que se mudasse a vida de um deles já estaria feliz. Hoje, podemos constatar que plantamos sementes do bem e estamos ajudando a transformar a vida desses meninos e meninas”, destaca.

Anderson Vieira dos Santos é um bom exemplo. Hoje, com 23 anos, ele integrou o grupo da 1ª turma do curso de 2013 e desde então sua vida mudou. “Antes de terminar o curso eu já recebi um convite para trabalhar na ThyssenKrupp Elevadores onde estou até hoje. Foi meu primeiro emprego na área que eu escolhi para atuar e agora estou estudando para prestar o vestibular”. A oportunidade de ingressar no mercado de trabalho abriu portas e para quem quer começar a trilhar este caminho, ele dá um conselho: “é importante saber o que quer, ter um norte para não desperdiçar as oportunidades e, por outro lado, não tirar a vaga de outra pessoa”.

Aos 18 anos, Joseandro Araújo Rodrigues, sintetiza bem essa questão. Ele é um dos formando da turma deste ano e agora quer se aperfeiçoar na área elétrica para aprender ainda mais sobre o universo do elevador. “Como diz o professor Moraes, o elevador entra no sangue e não sai mais”, afirma ele, ao falar sobre como o curso abriu seus olhos para novos interesses. Para ele, o curso foi importante em vários aspectos. “Aprendi não só sobre a área técnica, mas também sobre outros aspectos importantes que um profissional deve ter na área comportamental, por exemplo, que vou levar comigo”.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Acontece

Ambev e Easy Táxi
Ambev e Easy Taxi se unem para dar desconto em corridas de táxi durante o fim de semana na Capital
Ar seco e frio marcam o fim de semana no Rio Grande do Sul
https://www.osul.com.br/parceria-entre-thyssenkrupp-elevadores-e-pao-dos-pobres-completa-tres-anos-com-bons-resultados/ Parceria entre ThyssenKrupp Elevadores e Pão dos Pobres completa três anos com bons resultados 2015-09-17
Deixe seu comentário
Pode te interessar