Terça-feira, 22 de julho de 2025
Por Redação O Sul | 3 de novembro de 2023
Pelo menos dezesseis capitais brasileiras vão oferecer gratuidade no transporte público para alunos que forem prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste domingo (5). Em Porto Alegre, o cartão de transporte vai estar liberado para os estudantes. Os descontos variam de 25% a 100%, conforme a renda familiar.
São elas:
*Aracajú (SE)
*Belém e todo o estado do Pará
*Florianópolis (SC)
*Maceió (AL)
*Porto Velho (Rondônia)
*Teresina (PI)
*São Luís (MA)
*Vitória (ES) e região metropolitana
*Recife (PE)
*São Paulo (SP) e região metropolitana
*Palmas (TO)
*Goiânia (GO)
*Fortaleza (CE)
*Campo Grande (MS)
*Salvador (BA) – só o metrô
*Porto Alegre (RS)
Em Maceió, já existe o “Domingo é Livre”, um programa que garante gratuidade neste dia da semana aos usuários dos bilhetes de transporte municipal.
Já na capital e região metropolitana do Espírito Santo, existe a gratuidade para estudantes durante a semana e, excepcionalmente para os dias de Enem, o benefício será ampliado aos domingos.
Na região metropolitana de Goiânia (GO), já existe uma política de passe livre para alunos de ensino médio. Por isso, aqueles que forem prestar o Enem nos próximos domingo também terão gratuidade.
Na capital piauiense, o benefício da gratuidade estará disponível para alunos da rede estadual de ensino.
Em Palmas, o transporte público já é gratuito em todos os finais de semana, sem cobrança das passagens para todos os usuários. Haverá reforço nas linhas para o Enem.
Em Campo Grande, estudantes que fizeram um cadastro pedindo isenção, não vão pagar passagem de ônibus na ida e na volta, para a prova do Enem. O prazo para o pedido de isenção terminou na terça-feira (31).
Estudantes inscritos no Enem terão gratuidade na passagem do metrô para realizar as provas em Salvador. Para embarcar sem pagar a tarifa, os candidatos não precisam usar o cartão de meia passagem. No entanto, precisam ir às catracas exclusivas para este aceso, e apresentar o comprovante de inscrição e um documento de identidade com foto ao funcionário da concessionária CCR Metrô. A gratuidade vale apenas para o metrô.
Enem
O Enem 2023 acontece nos dois primeiros domingos de novembro (5 e 12). De acordo com o Inep, responsável pelo exame, mais de 3,9 milhões de pessoas estão inscritas no exame.
As provas serão aplicadas da seguinte maneira:
* 5 de novembro
– 45 questões de linguagens (40 de língua portuguesa e 5 de inglês ou espanhol);
– 45 questões de ciências humanas; e
redação.
* 12 de novembro
– 45 questões de matemática; e
– 45 questões de ciências da natureza.
Horários
– Abertura dos portões: 12h (horário de Brasília)
– Fechamento dos portões: 13h (horário de Brasília)
– Início das provas: 13h30 (horário de Brasília)
– Término das provas no 1º dia: 19h (horário de Brasília)
– Término das provas no 2º dia: 18h30 (horário de Brasília)
O candidato só poderá sair com o Caderno de Questões nos últimos 30 minutos que antecedem o término da prova.