Terça-feira, 06 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 1 de junho de 2021
Na tentativa de frear a pandemia de coronavírus, a prefeitura de Pelotas (Região Sul do Estado) decretou que o comércio não essencial e outras atividades não poderão funcionar no período entre as 22h desta quarta-feira (2) e as 6h da próxima segunda (7). A medida é semelhante ao lockdown imposto no município no ano passado.
As restrições fazem parte do Plano de Ação Regional elaborado pela Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul), definido na última sexta-feira (28) no âmbito do sistema adotado pelo governo gaúcho em substituição ao modelo de distanciamento controlado. Pelotas recebeu alerta nesse modelo, devido à piora em indicadores como novos casos, ocupação de leitos hospitalares.
O decreto municipal nº 6.413, assinado pela prefeita Paula Mascarenhas (PSDB), já havia estabelecido restrições a atividades não essenciais desde o último domingo (30), como a permissão de funcionamento apenas entre 6h e 22h e a permanência em restaurantes até a as 23h.
Com a nova medida que entra em vigor na noite desta quarta-feira, a delimitação de horário continuará quando esses estabelecimentos voltarem a funcionar, entre a próxima segunda-feira e o domingo seguinte (13). Os detalhes podem ser conferidos no site oficial pelotas.com.br.
Novas diretrizes
– De quarta (2) até segunda-feira (7), os estabelecimentos devem permanecer fechados, com exceção daqueles que exercem atividades consideradas essenciais definidas pelo decreto municipal nº 6.413;
– De segunda-feira (7) até domingo (13), todos os estabelecimentos poderão funcionar entre 6h e 22h;
– Entre as 22h desta quarta-feira e as 6h de segunda (7), estará proibida a permanência de pessoas em lugares públicos abertos e sem controle de acesso, como as praias da Lagoa dos Patos, que estarão interditadas;
– Além das atividades essenciais listadas abaixo, está mantido o funcionamento por tele-entrega, pegue-leve e drive-thru de restaurantes, bares, lanchonetes e similares. Também poderão ser realizados jogos de futebol em campeonatos esportivos profissionais, desde que observados os protocolos para a atividade, estabelecidos pelo Sistema 3As de Monitoramento, que podem ser conferidos neste link.
– São consideradas atividades essenciais com permissão de funcionamento em Pelotas as farmácias (apenas para venda de medicamentos), clínicas e consultórios médicos, odontológicos ou veterinários (em regime de urgência e emergência), postos de combustíveis, distribuidoras de gás (exclusivamente por tele-entrega e pegue-e-leve) e o comércio em geral (só por tele-entrega);
– Hotelaria e atividades congêneres, correios, borracharias, oficinas mecânicas e autoelétricas, desde que em regime de urgência e a portas fechadas quando não estiverem realizando o atendimento.
Situação
Nesta terça-feira (1º), a Secretaria Municipal de Saúde de Pelotas informou a ocorrência de mais três mortes de habitantes da cidade por causa do coronavírus. Com isso, em quase 15 meses de pandemia são 839 vítimas por covid, contingente que coloca o município em quarto lugar no ranking de óbitos pela doença no Estado, atrás de Caxias do Sul (1.000), Canoas (1.417) e Porto Alegre (4.782).
Também foram adicionados 315 novos casos de coronavírus, em indivíduos com idades entre 9 meses e 91 anos. A cidade acumula 37.186 testes positivos, dos quais 1.983 permanecem em isolamento ou internação hospitalar. Outros 418 exames aguardam resultado.
(Marcello Campos)
Voltar Todas de Rio Grande do Sul