Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Saúde Pfizer anuncia entrega ao Brasil de mais 13 milhões de doses da vacina contra covid-19 até 1° de agosto

Compartilhe esta notícia:

Nesta terça-feira (20), um lote com mais 1 milhão de doses da Pfizer chegou ao Brasil. (Foto: Myke Sena/Ministério da Saúde)

A farmacêutica americana Pfizer anunciou, na segunda-feira (19), a entrega de mais 13,2 milhões doses da vacina contra a Covid-19 ao Brasil até o dia 1º de agosto. Serão enviados ao país lotes em 13 voos. Nesta terça-feira (20), um lote com mais 1 milhão de doses da Pfizer chegou ao Brasil. O avião que decolou de Miami (EUA) com 2h42min de atraso do horário previsto pousou no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), às 22h20min. Esse é o primeiro dos 13 voos com imunizantes anunciados pela farmacêutica.

Com o 23º lote, a companhia entregou ao país 18 milhões das 200 milhões de doses contratadas pelo governo federal. Uma nova remessa de 1.053.000 doses está programada para chegar nesta quarta. A farmacêutica diz que vai cumprir o cronograma de entrega total até o final de 2021.

Segundo a Pfizer, além da entrega de 13 milhões de doses até 1º de agosto, a operação será intensificada até setembro, com previsão de chegada de quase 70 milhões de doses no período. As doses enviadas ao Brasil são produzidas na fábrica da Pfizer em Kalamazoo, no Michigan (EUA).

No dia 20 de junho, a Pfizer enviou ao Brasil o primeiro lote de doses da vacina por meio do consórcio global Covax Facility. A entrega foi de 842 mil imunizantes.

A Pfizer utilizou o Aeroporto de Viracopos para todas as entregas ao Brasil até agora. A primeira remessa teve 1 milhão de doses e foi recebida pelo país em 29 de abril, em cerimônia que contou com a presença do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.

A logística de entrega das doses ao governo federal conta com apoio da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal. Equipes acompanham o desembarque em Viracopos e escoltam o transporte rodoviário das doses até o centro de distribuição do Ministério da Saúde, em Guarulhos (SP).

No fim de maio, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou novas condições de conservação e armazenamento para a vacina da Pfizer, que agora pode ser mantida em temperatura controlada entre 2ºC e 8ºC por até 31 dias. A orientação anterior era de cinco dias.

Antes da liberação dos frascos para a vacinação, as doses da Pfizer precisavam ser armazenadas em caixas com temperaturas entre -25°C e -15°C por, no máximo, 14 dias. Tais condições não permitiam que a vacina fosse enviada para municípios distantes mais que 2 horas e 30 minutos do ponto de origem. As informações são do portal de notícias G1.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Saúde

Estudo clínico com a terceira dose da vacina da AstraZeneca vai ter 3 mil voluntários no Rio Grande do Sul
Câncer de ovário: um inimigo silencioso
https://www.osul.com.br/pfizer-anuncia-entrega-ao-brasil-de-mais-13-milhoes-de-doses-da-vacina-contra-covid-19-ate-1o-de-agosto/ Pfizer anuncia entrega ao Brasil de mais 13 milhões de doses da vacina contra covid-19 até 1° de agosto 2021-07-20
Deixe seu comentário
Pode te interessar