Domingo, 05 de maio de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
20°
Light Rain

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Esporte Polícia da Suíça prende ex-presidente da CBF e dirigentes da Fifa por suspeita de corrupção

Compartilhe esta notícia:

 Marin estaria envolvido em um esquema que movimentou mais de 100 milhões de dólares (Foto: JF Diorio/AE)

O ex-presidente da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) José Maria Marin e seis dirigentes da Fifa foram detidos nesta quarta-feira (27) pela polícia suíça em uma operação surpresa, realizada a pedido das autoridades dos Estados Unidos. Os cartolas são investigados pela Justiça norte-americana por participação em um suposto esquema de corrupção.

Segundo o Departamento de Justiça dos EUA, foram detidos, além de Marin, Jeffrey Webb, Eduardo Li, Julio Rocha, Costas Takkas, Eugenio Figueredo e Rafael Esquivel. Os alvos da operação são principalmente dirigentes da Concacaf, como Webb, presidente da entidade que engloba os países das Américas do Norte e Central e do Caribe.

Agentes chegaram no início da manhã (horário local) ao luxuoso hotel Baur au Lac, em Zurique, onde os dirigentes estão reunidos para um congresso anual da entidade máxima do futebol. A entrada do prédio foi bloqueada e dezenas de jornalistas se aglomeravam no local. As acusações, segundo a polícia suíça, estão relacionadas a um vasto esquema de corrupção que movimentou mais de 100 milhões de dólares dentro da Fifa nos últimos 20 anos, envolvendo fraude, extorsão e lavagem de dinheiro em negócios ligados a campeonatos na América Latina e acordos de marketing e transmissão televisiva.

Além da investigação nos EUA, as autoridades suíças teriam recolhido documentos na sede da Fifa, em Zurique, em uma apuração relacionada à escolha das sedes das Copas de 2018 e 2022. A informação ainda não foi confirmada pela entidade máxima do futebol.

Segundo o Departamento de Justiça dos EUA, 14 pessoas serão acusadas formalmente por envolvimento no caso. O diretor de Comunicação da Fifa, Walter de Gregório, disse em entrevista coletiva que a entidade é parte “prejudicada” pelo episódio, e que está colaborando com as autoridades. A Fifa realiza na sexta-feira (29) a eleição do seu novo presidente. No cargo desde 1998, Joseph Blatter deve ser reeleito com tranquilidade – seu único adversário é o príncipe da Jordânia, Ali bin Al-Hussein.

Copa do Brasil

O Departamento de Justiça dos EUA informou que a CBF é acusada de corrupção em acordos comerciais. Segundo nota do órgão, as investigações incluem acusações sobre pagamento de suborno em relação ao contrato da entidade com uma grande marca esportiva norte-americana e também pagamentos em relação a contratos da Copa do Brasil.

A principal patrocinadora da CBF é a Nike, que é a fornecedora da entidade desde a década de 1990. Na nota, o Departamento de Justiça cita também outras competições que estão envolvidas no esquema de corrupção relacionado à comercialização de direitos de mídia e marketing, como as eliminatórias da Copa do Mundo na região da Concacaf, a Copa de Ouro e a Liga dos Campeões, organizada pela Concacaf, além da Copa América e da Taça Libertadores, que é organizada pela Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol).

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Esporte

Inter tenta virar vantagem do Santa Fé para ir às semifinais da Libertadores
Governo dos EUA acusa jogador mexicano Rafa Márquez de envolvimento com tráfico de drogas
https://www.osul.com.br/policia-da-suica-prende-ex-presidente-da-cbf-e-dirigentes-da-fifa-por-suspeita-de-corrupcao/ Polícia da Suíça prende ex-presidente da CBF e dirigentes da Fifa por suspeita de corrupção 2015-05-27
Deixe seu comentário
Pode te interessar