Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
19°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral Polícia pede prisão preventiva de responsáveis por clínica atingida por incêndio em Arroio dos Ratos

Compartilhe esta notícia:

Sete pessoas morreram no local, na madrugada desta quinta-feira (Foto: Reprodução)

A PC (Polícia Civil) pediu a prisão preventiva do proprietário e do gerente da clínica de reabilitação Centro Novos Horizontes, em Arroio dos Ratos, na Região Carbonífera, segundo o delegado Pedro Urdangarin. Outros três funcionários – um supervisor, um coordenador e um monitor – foram autuados em flagrante por homicídio qualificado com dolo eventual, agravado por situação de cárcere privado e omissão de socorro.

Sete pessoas morreram no local, na madrugada desta quinta-feira (21), após um incêndio. Havia 40 pessoas na clínica. Internos, monitores e diretores do estabelecimento foram encaminhados para prestar depoimento. Os dependentes químicos que morreram estavam isolados em uma área gradeada e fechada com cadeado e não conseguiram deixar a unidade. A causa das chamas está sendo investigada.

Secretaria Estadual da Saúde

A SES (Secretaria Estadual da Saúde) informou que não mantém contrato ou convênio com o Centro Novos Horizontes. Também não existe nenhum convênio dessa instituição com a Senad (Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas).

Por se tratar de um estabelecimento de baixa complexidade, o alvará sanitário é concedido pelo município, a quem cabe também a fiscalização. De acordo com o secretário estadual da Saúde, João Gabbardo dos Reis, o prefeito de Arroio dos Ratos, José Carlos Garcia de Azevedo, disse que tanto o alvará sanitário, como o do Corpo de Bombeiros, estão dentro do prazo de validade.

O coordenador da Política de Saúde Mental do Estado, Luiz Coronel, esclarece que as comunidades terapêuticas são estabelecimentos de saúde mental que apresentam resultado na conquista e manutenção da abstinência, problema considerado chave na recuperação clínica deste transtorno.

Segundo Coronel, a desintoxicação de dependentes químicos deve ser feita em ambiente hospitalar, com o devido aparato médico, clínico e de enfermagem necessários para o atendimento competente e seguro para sua recuperação.

A indicação correta para uma boa utilização das comunidades terapêuticas pressupõe a adesão voluntária ao sistema e um forte suporte familiar e comunitário. O coordenador também ressalta que é fundamental no processo de desintoxicação o cuidado médico intensivo, tendo em vista os graves riscos de ordem cardiovascular, neurológico e comportamental que determinam muitas vezes ameaças à vida.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

Os preços dos produtos vendidos nas lanchonetes e nos estacionamentos dos aeroportos brasileiros são as principais críticas dos passageiros
A Copa do Mundo da Rússia custará R$ 38 bilhões e será mais cara do que a do Brasil
https://www.osul.com.br/policia-pede-prisao-preventiva-de-responsaveis-por-clinica-atingida-por-incendio-em-arroio-dos-ratos/ Polícia pede prisão preventiva de responsáveis por clínica atingida por incêndio em Arroio dos Ratos 2016-07-21
Deixe seu comentário
Pode te interessar